Efeito das diferentes condições operacionais nas rotas de remoção do nitrogênio total e emissões de óxido nitroso em um sistema de lodos ativados em escala de bancada

  • Renato Pereira Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Nilópolis, RJ, Brasil
  • Débora Cynamon Kligerman Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA).
  • William Zamboni de Mello Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil Departamento de Geoquímica (GEO).
  • Denise da Piedade Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Centro de Ciências da Saúde (CCS).
  • Renatah da Fonseca Correia Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA).
  • Jaime Lopes da Mota Oliveira Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA).
Palavras-chave: emissão de óxido nitroso, lodo ativado, oxigênio dissolvido, rotas de remoção de nitrogênio, taxa de acúmulo de nitrito

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi determinar os efeitos das diferentes condições operacionais, tais como carga orgânica variável, diferentes idades do lodo e taxas de aeração, limitação das concentrações de oxigênio dissolvido (OD) e choque de carga de amônio (NH4+), nas rotas de remoção do nitrogênio total (NT) e nas emissões de óxido nitroso (N2O) provenientes de um sistema de lodos ativados em escala de bancada. Idades do lodo reduzidas (5 dias) combinadas com baixas concentrações de OD (0,5 mg L-1) foram responsáveis por uma baixa eficiência de oxidação do NT Kjeldahl (NTK) e, consequentemente, negligenciáveis taxas de acúmulo de nitrito (NO2-). Esses resultados sugerem uma perda na eficiência da nitrificação completa em razão do maior comprometimento do OD com à oxidação da matéria orgânica, com a maior parcela do N removida pela incorporação ao lodo excedente. O aumento da idade do lodo (de 5 para 10 dias) combinada com o aumento da concentração de OD para  1,0 mg L-1, levaram ao alcance das taxas máximas de oxidação do NTK e de acúmulo de  NO2-, o que representou uma condição ótima para ambos os processos de oxidação da matéria orgânica e nitrificação incompleta. Sob essas condições, a transferência de gás para a atmosfera tornou-se a rota preferencial de remoção do NT. No entanto, a contribuição do N2O foi estimada em até 5,6% da carga de NT afluente. Condições de stress (choque de carga de NH4+) e aeração insuficiente podem causar períodos de limitação de OD e acúmulo de NO2-, podendo levar assim à maiores emissões de N2O. Portanto, o controle adequado das concentrações de OD é o fator chave para evitar o acúmulo de NO2- e, consequentemente, maiores emissões de N2O.


Publicado
29/03/2018
Seção
Artigos