Caracterização do chorume proveniente do aterro controlado da cidade de Guaratinguetá – SP, Brasil

  • André Luis de Castro Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Capivari, SP, Brasil Departamento de Química.
  • Rodrigo Fernando dos Santos Salazar Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, RS, Brasil Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA), Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Jayne Carlos de Souza Barboza Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Lorena, SP, Brasil Departamento de Engenharia Química.
  • Hélcio José Izário Filho Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Lorena, SP, Brasil Departamento de Engenharia Química.
Palavras-chave: caracterização físico-química, chorume, gerenciamento de resíduo sólido, lixiviado de aterro, métodos espectroscópicos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos físico-químicos do lixiviado de aterro controlado na cidade de Guaratinguetá-SP por métodos espectrométricos e espectrofotométricos para avaliar a formação de compostos persistentes. Além dos métodos de caracterização orgânica, como FTIR, RMN (RMN 1H, RMN 13C e APT), CG-MS, distribuição de massa molar e análise elementar (CHN), os parâmetros proporcionados no Artigo 18 da CETESB e no artigo 34 do CONAMA 357/05. A estabilidade química e física foi verificada medida que foi sendo feita a caracterização analítica. A concentração de nitrogênio amoniacal é 20 vezes maior que a fornecida (20 mg L-1). Os Ba e Ni apresentaram concentrações acima das permitidas pela legislação (Artigo 18 da CETESB e Artigo 34 da CONAMA 357/05). Os valores de demanda química de oxigênio (DQO) e carbono orgânico total (TOC) foram de 1013 mg L-1 e 286 mg L-1, respectivamente. A demanda bioquímica de oxigênio não foi determinada. Não foi possível determinar a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), indicando que a matéria orgânica da pasta estudada é recalcitrante. Substâncias húmicas recalcitrantes de aterros lixiviam a baixa polidispersidade presente. Estes ácidos refractários desempenham um papel destacado no transporte de poluentes no ambiente para ser capaz de transportar metais tóxicos e pesticidas. Por fim, foi possível verificar a capacidade de complexação de ácidos húmicos que indica que os grupos hidroxila e carboxila podem existir em maiores quantidades do que os grupos nitrogênio e enxofre. Além disso, o alto teor de metais pode indicar que os resíduos não foram adequadamente separados.


Publicado
20/03/2018
Seção
Artigos