Albedo de superfície em diferentes classes de uso e cobertura do solo em região de floresta amazônica

  • Thiago de Oliveira Faria Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental.
  • Thiago Rangel Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil Laboratório de Ciências Atmosféricas (LCA).
  • Leone Francisco Amorim Curado Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental.
  • Denilton Carlos Gaio Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental.
  • José de Souza Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental.
Palavras-chave: Landsat 5, reflectância, sensoriamento remoto.

Resumo

Albedo é a porção de energia solar refletida pela superfície terrestre, sendo assim, uma importante variável que controla os processos climáticos e energéticos sobre a Terra. Albedo da superfície está diretamente relacionado com as características dos materiais da superfície da Terra, tornando-se um parâmetro útil para avaliar os efeitos da substituição de cobertura do solo original devido à ocupação humana. Este estudo objetivou avaliar as alterações nos valores de albedo da superfície em função da conversão da vegetação em outras formas de uso do solo, e analisar a aplicabilidade do uso do albedo na delimitação espacial de classes de uso do solo em região de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia. As medidas de albedo da superfície foram obtidas a partir de processamento de dados Landsat Thematic Mapper em sistema SIG e as informações de uso do solo foram obtidas usando imagem de alta resolução do Google Earth. Os resultados demonstram que ações antrópicas sobre a superfície, como desenvolvimento de lavouras e queimadas contribuem substancialmente para as mudanças no albedo de superfície, e que as estimativas de albedo a partir de imagens Landsat apresentam potencial para auxiliar na identificação e delimitação de feições de uso e cobertura do solo.


Publicado
20/03/2018
Seção
Artigos