Cálculo de precipitação média utilizando método de Thiessen e as linhas de cumeada

  • Alexandre Germano Marciano Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Alexandre Augusto Barbosa Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Ana Paula Moni Silva Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
Palavras-chave: bacia hidrográfica, pluviometria, polígonos de Thiessen.

Resumo

O presente estudo propõe um método para calcular as áreas de influência baseado no Método de Thiessen e considerando as linhas de cumeada do relevo. O estudo foi estabelecido para a bacia do Alto Sapucaí, a montante da cidade de Itajubá–MG, e foram usados os dados das estações de monitoramento de enchentes da Universidade Federal de Itajubá. Também foram utilizadas imagens da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Com esses dados, foram traçadas áreas de influência das estações pluviométricas, por meio da junção do Método de Thiessen e das linhas de cumeadas mais próximas dessas medições de pluviosidade. Acredita-se que com isso os resultados das áreas de influência de uma estação climatológica sejam mais precisos que outros métodos recomendados pela bibliografia especializada.


Publicado
16/02/2018
Seção
Artigos