Degradação de 17α-metiltestosterona com catalisador hidroxiapatita

  • Daniela Langaro Savaris Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo, PR, Brasil Departamento de Química.
  • Roberto de Matos Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil Departamento de Química.
  • Cleber Antonio Lindino Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo, PR, Brasil Departamento de Química.
Palavras-chave: alevinos, hormônio, piscicultura.

Resumo

A piscicultura tem se tornado uma atividade econômica altamente rentável e, para isto, a criação de alevinos adota a prática da reversão sexual para produção de espécies (macho) por meio do hormônio 17α-metiltestosterona (MT). Este trabalho desenvolveu metodologia para a degradação deste hormônio, por meio de radiação solar e ultravioleta utilizando catalisador heterogêneo hidroxiapatita (HAP) sintetizada por dois métodos diferentes, com e sem dopagem com níquel e cobre. Os resultados mostraram que o hormônio MT é degradado pela radiação ultravioleta ou solar, sendo acelerado na presença do catalisador HAP e a presença de Fe(III) no meio diminui a velocidade de degradação do hormônio. O método de síntese da HAP influencia na eficiência da degradação.


Publicado
12/01/2018
Seção
Artigos