Zoneamento pluviométrico do Estado da Bahia, Brasil: uma proposta de atualização

  • Yagho de Souza Simões Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil Departamento de Tecnologia (DTEC).
  • Eduardo Henrique Borges Cohim Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil Departamento de Tecnologia (DTEC).
  • Heráclio Alves de Araújo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Salvador, BA, Brasil Coordenação de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos (COMON).
Palavras-chave: agrupamentos, mesorregiões, variabilidade de precipitações.

Resumo

O estado da Bahia possui como principal característica climática, a alta variabilidade espacial e temporal das precipitações. Essa heterogeneidade conduz à determinação de áreas pluviometricamente homogêneas, uma vez que estas permitem uma melhor gestão dos recursos hídricos e auxiliam na elaboração de estudos agrícolas. As propostas de mesorregiões já realizadas no meio científico para o estado se basearam apenas na precipitação anual e na proximidade dos postos pluviométricos. Porém nesse artigo, além desses parâmetros, foram utilizadas grandezas estatísticas que levam em consideração a distribuição espacial e temporal das chuvas, como o Grau de Concentração da Precipitação (GCP) e o Período de Concentração da Precipitação (PCP). O novo zoneamento se baseia em uma atualização de um estudo definido em 2000 que repartiu a Bahia em oito mesorregiões. Para isso, 180 postos pluviométricos foram distribuídos pelo estado e agrupados conforme a repartição descrita anteriormente. A partir da análise dos parâmetros de chuva para as estações de um mesmo agrupamento foi constatado que alguns postos pluviométricos, pertencentes a uma mesma mesorregião, apresentaram valores discrepantes para os parâmetros analisados e, portanto, não deveriam ocupar a mesma área. A partir de um ordenamento dos postos de coleta, levando em consideração a proximidade dos mesmos, a precipitação total anual e as grandezas estatísticas, foi definido um novo zoneamento para a Bahia com 10 agrupamentos e validação comprovada através de um tratamento estatístico dos dados. 


Publicado
12/01/2018
Seção
Artigos