Remoção de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. na Estação de Tratamento de Esgoto Garcia, no município de Blumenau, SC, Brasil

  • Mauro Giovanni Miglioli Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA)
  • Jessica Geremias Zuanazzi Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Departamento de Ciências Naturais (DCN)
  • Joel Dias da Silva Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Departamento de Engenharia de Produção e Design
  • Regina Maura Bueno Franco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil Departamento de Biologia Animal.
  • Juliane Araújo Greinert-Goulart Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Departamento de Ciências Naturais (DCN)
Palavras-chave: eficiência de remoção, esgoto doméstico, protozoários de veiculação hídrica

Resumo

Giardia spp. e Cryptosporidium spp. são agentes etiológicos responsáveis por uma série de epidemias de gastroenterites ocorridas, principalmente, após o consumo de água contaminada. Os cistos e oocistos destes protozoários são resistentes às variações ambientais, bem como a maioria dos processos físicos, químicos e microbiológicos utilizados nas estações de tratamento de água e esgoto. Deste modo, este estudo teve como objetivo detectar e avaliar a remoção de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no sistema de tratamento combinado anaeróbio + aeróbio da ETE Garcia em Blumenau, SC. Para efetuar a detecção de cistos e oocistos, as amostras de efluentes e lodos provenientes da ETE foram concentradas através de filtração em membranas de ésteres de celulose e centrifugação, seguida por reação de imunofluorescência direta (RID) utilizando o Kit diagnóstico - MerifluorÒ. Para a obtenção dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, as análises seguiram os padrões preconizados em APHA (2012). Concentrações elevadas de cistos de Giardia spp. (máx. 900.000 cistos L-1) foram detectadas em 83,3% dos pontos analisados. Oocistos de Cryptosporidium spp. também foram detectados em elevadas concentrações (máx. 300.000 oocistos L-1) em 66,6% dos pontos analisados. Não foram detectados cistos e oocistos nas amostras do efluente tratado, deste modo o sistema combinado da ETE Garcia apresentou uma eficiência >99,9% para a remoção das formas resistentes destes patógenos, contribuindo para a redução da contaminação ambiental por protozoários patogênicos presentes no esgoto doméstico do município de Blumenau, SC, Brasil.


Publicado
23/11/2017
Seção
Artigos