Melhores práticas de manejo para reduzir a poluição por nitrato em uma bacia hidrográfica rural na Alemanha

  • Cristiano Andre Pott Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil Departamento de Agronomia.
  • Nicola Fohrer Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (CAU), Kiel, Schleswig-Holstein, Germany Department of Hydrology.
Palavras-chave: nitrogênio, polluição difusa, modelo SWAT, uso da terra.

Resumo

A poluição da água causada por nitrogênio é originada por fontes difusas e pontuais. Em sistemas aquáticos superficiais, o nitrato é uma das formas mais problemáticas de nitrogênio, causando crescimento de fitoplâncton e de macrófitas e consequentemente a eutrofização da água. Este estudo teve o objetivo de avaliar se o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) pode simular a carga de nitrato em uma bacia hidrográfica rural em séries diárias e mensais. Foram investigados 462 km² da parte superior da bacia hidrográfica do rio Stör, uma bacia de planície tipicamente rural localizada no norte da Alemanha. Os resultados mostraram que as simulações de carga de nitratos em incrementos mensais são melhores preditores de dados observados do que simulações diárias. As práticas mais efetivas para minimizar as cargas de NO3-N foram a redução da aplicação de fertilizante nitrogenado e o incremento de áreas de conservação, tal como as faixas filtro.


Publicado
23/11/2017
Seção
Artigos