Efeito do dióxido de carbono e da radiação solar na biomassa algal produzida em fotobiorreator laminar

  • Tiago Borges Ferreira Universidade de São Paulo - USP
  • Jesús Fernández Universidad Politécnica de Madrid - UPM
  • André Luís Teixeira Fernandes Universidade de Uberaba - UNIUBE
Palavras-chave: Chlorella, eficiência energética, microalgas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo mensurar a influência do fornecimento artificial de CO2 e da variação da radiação fotossinteticamente ativa na biomassa algal em um fotobiorreator laminar. Utilizou-se para tanto, avaliações de produção e concentração de nitrogênio e fósforo na biomassa coletada semanalmente em cada uma das 36 subdivisões do sistema. Além disso, se determinou, por meio de cálculos baseados na produtividade, os intervalos de eficiências produtiva e energética. O fornecimento artificial de CO2 influenciou a produção de biomassa, incrementando a produtividade de 3,9 a 27,0%. A radiação fotossinteticamente ativa manteve estreita relação com a produção de biomassa, com variação de até 60,5%, produzindo entre 1,42 e 2,28 g m-2 d-1. A concentração de nitrogênio na biomassa não foi influenciada por nenhum dos fatores avaliados, porém o fósforo sofreu influência de ambos os fatores. As eficiências produtiva e energética tiveram as mesmas influências, variando de 0,28 a 0,44 g mol-1 e 2,12 a 3,34%, respectivamente. 


Biografia do Autor

Tiago Borges Ferreira, Universidade de São Paulo - USP
Mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (SHS-USP); Engenheiro Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com período sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid (UPM), com realização de pesquisa na área de produção de microalgas em fotobiorreator laminar. Técnico em agropecuária pela extinta Escola Municipal Agrícola Adolfo Alves Rezende, atual polo do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM).
Jesús Fernández, Universidad Politécnica de Madrid - UPM
Pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da utilização de biomassa vegetal para produção de energia (agroenergética), assim como pesquisas com fitodepuração de águas residuárias e produção de microalgas em fotobiorreator laminar, com diversas patentes nessas áreas.
André Luís Teixeira Fernandes, Universidade de Uberaba - UNIUBE
engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, turma de 1993, concluiu o mestrado em 1996 na mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e concluiu o doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM).
Publicado
23/06/2016
Seção
Artigos