Mapeamento e avaliação da potabilidade da água subterrânea do município de Lajeado, RS, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.74)
Palavras-chave:
água subterrânea, análises microbiológicas e físico-químicas, padrões de potabilidade, geoprocessamento, geoestatística
Resumo
Os mananciais subterrâneos ocorrem de forma extensiva e estão relativamente protegidos dos agentes de poluição em comparação aos rios e reservatórios artificiais. Estas condições, aliadas aos baixos custos de captação, favoreceram um crescimento vertiginoso no consumo de água subterrânea nas últimas décadas. Águas subterrâneas se tornaram uma alternativa importante para o abastecimento público no Brasil. Este estudo apresenta o levantamento georreferenciado dos pontos de captação de água subterrânea no município de Lajeado, RS e o diagnóstico da potabilidade dessas águas. A captação da água subterrânea na área de estudo é realizada do Aquífero Serra Geral e do Aquífero Guarani. Os pontos de captação de água subterrânea foram identificados no campo, com uso de um receptor GPS e espacializados utilizando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A potabilidade da água subterrânea foi averiguada a partir da realização de análises microbiológicas e físico-químicas em 100 poços de captação de água, sendo 78 em poços tubulares e 22 em poços escavados. Para os parâmetros analisados nos poços tubulares foram gerados os mapas de isoteores e isovalores, utilizando recursos de geoestatística. No estudo foram levantados 362 poços tubulares e 253 poços escavados. Os resultados mostram que os poços escavados localizam-se predominantemente nas áreas rurais e, dos poços escavados analisados, 77,27% apresentam níveis de contaminação além dos limites de potabilidade, não sendo adequados para o consumo. Os poços tubulares concentram-se em áreas urbanas e, pelas análises realizadas, 76,92% apresentam água com qualidade adequada para o consumo humano.
Publicado
23/04/2009
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0