Acumulação, distribuição e efeitos toxicológicos induzidos por cromo no desenvolvimento da planta de mangue Kandelia candel (L.) Druce (doi:10.4136/ambi-agua.70) (Inglês)

  • Mohammed Mahabubur Rahman Dhaka Imperial College, Dhaka, Bangladesh
  • Yan Chongling School of Life Sciences, Xiamen University
  • Md. Motiur Rahman Slivacom Ltd. Edmonton, Alberta, Canada
  • Kazi Shakila Islam The School of Oceanography and Environmental Science, Xiamen University
Palavras-chave: Cromo, crescimento de plantas, acumulação de metais, padrão de distribuiçãode metais, efeito tóxico, mangue

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar a acumulação, a distribuição e os efeitos toxicológicos induzidos por cromo (Cr) no desenvolvimento de mudas da planta de mangue Kandelia candel (L.) Druce. Mudas tratadas com concentrações crescentes de solução de CrCl3 (0; 0,5; 1; 1.5; 2; 2,5; 3 mg L-1, respectivamente) foram cultivadas em uma solução básica de nutrientes durante três meses. As mudas foram colhidas com cinco meses de idade. Este estudo mostrou que o tratamento com Cr diminuiu significativamente o crescimento da K. candel, em termos da altura da muda, número de folhas e biomassa total. No nível mais alto (3 mg L-1) de exposição ao Cr, houve uma diminuição de 34,47% na altura final da muda, 68,95% de diminuição no número de folhas e uma diminuição de 60,65% na biomassa total. O presente estudo demonstrou que a habilidade de acumulação Cr das mudas de K.candel aumentou com o aumento da concentração no tratamento até um certo nível. As concentrações de Cr na raiz, hipocótilo, caule e folha variaram de 22,87 a 1,43 mg kg-1, de 1,30 a 0,68 mg kg-1, de 2,42 a 0,91 mg kg-1, e de 1,74 a 0,74 mg kg-1, respectivamente. Ao comparar a concentração de Cr em diferentes partes da planta em relação ao controle, os resultados mostraram que a raiz da planta acumulou grande quantidade de Cr. Foram acumulados quase 80% de Cr, principalmente nas raízes. O padrão de distribuição do Cr em K. candel foi raiz > caule > folha > hipocótilo. Os resultados indicaram que a alta concentração de Cr suprida pode interferir em vários processos metabólicos das mudas, causando toxicidade às plantas manifestada por cloroses, necroses e, por fim, morte de planta.

Biografia do Autor

Mohammed Mahabubur Rahman, Dhaka Imperial College, Dhaka, Bangladesh
Department of Botany Lecturer
Publicado
23/04/2009
Seção
Artigos