Caracterização climática e estudo de tendências nas séries temporais de temperatura do ar e precipitação em Taubaté (SP) (doi:10.4136/ambi-agua.6)

  • Marcelo Theophilo Folhes INPE
  • Gilberto Fisch
Palavras-chave: Climatic Trend, Mann-Kendall Statistical Test, dry spell

Resumo

Este trabalho tem por objetivos apresentar as principais características da distribuição temporal da precipitação e da temperatura do ar em Taubaté (SP), além de estabelecer uma caracterização do período da estação chuvosa, bem como verificar a ocorrência de tendências nas séries temporais desses dois elementos climáticos por meio do teste não paramétrico sazonal de Mann-Kendall. Devido à relativa variabilidade interanual da precipitação, não se verificaram tendências significativas no seu valor médio anual. Contudo, as análises da série temporal de 1983 a 2005 mostraram tendência de aumento das chuvas no mês de novembro, redução em abril e uma diminuição do número de dias por ano sem precipitação. Observou-se que o início da estação chuvosa em Taubaté ocorre em meados de setembro e o final acontece em meados de abril.

Biografia do Autor

Gilberto Fisch
Pesquisador Titular A-III do CTA/IAE Professor Assistente Doutor da UNITAU (departamento de ciências agrárias) Bolsista Produtividade Pesquisa do CNPq (1C)
Publicado
01/06/2007
Seção
Artigos