Modelagem espacial de incêndios: uma ferramenta preditiva para o Bosque La Primavera, Jalisco México

  • Jose Luis Ibarra-Montoya CUCBA, Centro Universitario de Ciencias Biológicas y Agropecuarias, Departamento de Ecología, Universidad de Guadalajara.
  • Francisco Martín Huerta-Martínez CUCBA, Centro Universitario de Ciencias Biológicas y Agropecuarias, Departamento de Ecología, Universidad de Guadalajara.
Palavras-chave: área protegida, heterogeneidade ambiental, cenário, mapas de risco, MAXENT.

Resumo

A interação de vários elementos de natureza socioeconômica, política e cultural, influenciados pela paisagem e fatores climáticos, são aspectos importantes do regime de fogo. Definitivamente, modelos espaciais que integram esses elementos ajudam a prever áreas potenciais de incêndio de forma mais precisa. A Área de Proteção da Vida Selvagem La Primavera (APFFLP) é o principal regulador do clima da região metropolitana de Guadalajara e, frequentemente, apresenta incêndios florestais, o que representa um desafio para a ciência e tecnologia o desenvolvimento de metodologias que possam ajudar prever estes incêndios. O presente estudo envolve a construção de um modelo espacial que ajuda a identificar áreas potenciais de incêndio na área. O modelo integra variáveis meteorológicas, paisagem, combustíveis, antropogênicas e/ou naturais; assim como, ocorrências históricas de incêndios durante o período 1998-2012. De acordo com o modelo, as variáveis que determinam as áreas de maior potencial de incêndios são: a declividade (paisagem), umidade relativa (tempo), tipo de vegetação (natural) e uso da terra (antropogênica). O modelo prediz uma grande área, com um elevado potencial de incêndio, localizado no polígono APFFLP central e noroeste; além disso, há pequenas zonas potenciais, isoladas ao leste do polígono. As informações geradas neste estudo podem dar suporte à geração de mapas de risco local e, assim, otimizar as ações de manejo do fogo e restauração do Bosque La Primavera.

Biografia do Autor

Jose Luis Ibarra-Montoya, CUCBA, Centro Universitario de Ciencias Biológicas y Agropecuarias, Departamento de Ecología, Universidad de Guadalajara.
Postdoctorante del Departamento de Ecología, CUCBA, Universidad de Guadalajara.
Francisco Martín Huerta-Martínez, CUCBA, Centro Universitario de Ciencias Biológicas y Agropecuarias, Departamento de Ecología, Universidad de Guadalajara.
Profesor del Departamento de Ecología, CUCBA, Universidad de Guadalajara.
Publicado
20/01/2016
Seção
Artigos