Caracterização geoelétrica de contaminantes provenientes da decomposição de resíduos sólidos domiciliares (doi:10.4136/ambi-agua.90)
Palavras-chave:
aterro sanitário, chorume, geofísica, resistividade elétrica
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação do método geofísico de Eletrorresistividade, na determinação de área de percolação de material lixiviado proveniente de resíduos sólidos domiciliares, dispostos em aterro do tipo vala. Na ausência de poços de monitoramento ou outras técnicas diretas de investigação ambiental, a caracterização geológica em conjunto com a aplicação de técnicas geofísicas são uma alternativa para caracterização e monitoramento de materiais lixiviados. A ausência de valores de resistividade inferiores a 100Ohm.m na linha referência a 4 m de profundidade e a ocorrência desses valores nas linhas realizadas sobre as valas de resíduos e nas adjacências, indica a presença de chorume. Essa relação está associada ao elevado teor de sólidos totais dissolvidos que caracterizam o contaminante em questão, cuja presença no solo resulta em redução nos valores de resistividade elétrica.
Publicado
29/08/2009
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0