Qualidade da água superficial por meio de análise do componente principal

  • Nícolas Reinaldo Finkler Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
  • Denise Peresin Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
  • Jardel Cocconi Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
  • Taison Anderson Bortolin Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
  • Adivandro Rech Secretaria Municpal do Meio Ambiente de Caxias do Sul - RS
  • Vania Elisabete Schneider Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Palavras-chave: Monitoramento de Recursos Hídricos, Técnicas estatísticas multivariadas, Gestão de Recursos Hídricos.

Resumo

Os fatores naturais e, em especial os antrópicos, que contribuem para a variação espacial e temporal da qualidade da água superficial nas bacias hidrográficas do município de Caxias do Sul foram determinados com uso de técnicas multivariadas de análise de dados. Foi utilizada a técnica de Análise do Componente Principal (ACP) como base para o estudo. O monitoramento foi realizado em 30 pontos de monitoramento no período compreendido entre setembro de 2012 a janeiro de 2014. A amostragem foi realizada bimestralmente, abrangendo 6 bacias hidrográficas, onde foram analisados 21 parâmetros físicos, químicos e biológicos. Os resultados obtidos demonstraram que, com o emprego da ACP, foi possível explicar uma variância total de 73,8% para os dados de qualidade de água. Ainda, constatou-se que os principais fatores que contribuem para a variação da qualidade da água nas bacias hidrográficas da região são a poluição doméstica e industrial, sobretudo do setor galvonotécnico. Foi verificada ainda, uma tendência à atenuação dos poluentes nos corpos hídricos à jusante das áreas urbanas e de grande influência antrópica, especialmente na medida em que há menor pressão das áreas urbanizadas sobre as bacias que drenam a região.

Biografia do Autor

Nícolas Reinaldo Finkler, Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Nícolas Reinaldo Finkler é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e mestrando no Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Atualmente, é bolsista do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) da Universidade de Caxias do Sul desenvolvendo projetos nas áreas de Recursos Hídricos, Planejamento Ambiental, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.
Denise Peresin, Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Denise Peresin possui graduação em Licença Plena em Ciências - Hab. Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestre em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com bolsa PROSUP/CAPES. Atualmente é Técnica do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul e responsável técnica pela avaliação de cianobactérias da Estação de Tratamento de Esgotos da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência no Saneamento Ambiental, direcionado ao gerenciamento (caracterização, avaliação do sistema atual e proposta de gestão) de resíduos sólidos, avaliação de impactos ambientais e elaboração das diretrizes (Programas e Projetos), para Plano Ambientais Municipais e coleta de água em arroios. Atuou também como Secretária Executiva de EIA-RIMA.
Jardel Cocconi, Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Jardel Cocconi é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e possui experiência na área de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos, Hidrologia, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Remediação de áreas degradadas
Taison Anderson Bortolin, Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Taison Anderson Bortolin é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Especialista em Educação a distância pelo SENAC-RS. Especialista em Eficiência Energética pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre e Doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul atuando nas áreas de Recursos Hídricos, Hidrogeologia, Planejamento Ambiental, Resíduos Sólidos e Sistemas de Informação aplicado a recursos hídricos.
Adivandro Rech, Secretaria Municpal do Meio Ambiente de Caxias do Sul - RS
Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2011), Especialista em Direito e Gestão Pública Municipal (2006) e Bacharel em Direito (1995) pela mesma instituição. Procurador de carreira do Município de Caxias do Sul, atualmente é Secretário do Meio Ambiente da mesma cidade e Presidente da ANAMMA-RS (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - Estado do Rio Grande do Sul)
Vania Elisabete Schneider, Universidade de Caxias do Sul - Insituto de Saneamento Ambiental (ISAM UCS)
Vania Elisabete Schneider é graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul; Revisora dos periódicos: Revista Panamericana de Salud Pública, Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Biociências; Parecerista ad hoc da Universidade Severino Sombra; Consultor ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, Integrante dos conselhos municipais de defesa do meio ambiente de Caxias do Sul e Bento Gonçalves (suplente); Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari Antas; Responsável técnica do Instituto Porto Alegre Ambiental; Coordenadora do Congresso Internacional de Tecnologias Ambientais e Diretora da Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; Membro da diretoria no Conselho consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - RSl. Tem experiência nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Engenharia Civil e Arquitetura atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos sólidos - Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Resíduos de madeira e Resíduos no meio Rural; Gestão de Recursos Hídricos e Monitoramento da Qualidade da Água; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Formação de Professores para o ensino de ciências e Biologia..
Publicado
20/10/2015
Seção
Artigos