Avaliação de qualidade da água potável e diminuição da corrosão no sistema de fornecimento de água do hospital da vila Chacas (Peru)
Palavras-chave:
índice de saturação Langelier (LSI), índice de estabilidade Ryznar (RSI), filtro dolomita
Resumo
Muitas vezes, os hospitais rurais nos países em desenvolvimento carecem de tratamento adequado de água para assegurar o fornecimento. Nestas instalações, devido aos diferentes usos e aos equipamentos médicos, problemas na qualidade da água podem causar graves situações de risco. Em particular, a corrosão do sistema de distribuição de agua é um problema comum que pode causar alterações indesejadas na qualidade da água e falhas nos tubos do sistema de distribuição. Estas considerações sugerem que um programa de monitoramento completo e de tratamento de água para controlar e garantir a qualidade seria necessário em cada unidade de saúde. Este estudo descreve a avaliação da qualidade da água fornecida e distribuída no hospital rural de Chacas (Peru), com medidas de parâmetros físico químicos e microbiológicos específicos. Os resultados mostram que a qualidade química e microbiológica da água geralmente piora da captação às torneiras do hospital. Além disso, este trabalho investigou o efeito do filtro de calcário dolomita instalado para diminuir a corrosividade da água e ajuste da qualidade da água distribuída no hospital. Os índices de corrosão foram calculados para fornecer informações úteis sobre a corrosividade da água e os resultados foram positivos para redução da corrosividade da água após a instalação do filtro dolomia.
Publicado
29/08/2014
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0