A tecnologia de remoção de fósforo: gerenciamento do elemento em resíduos industriais

  • Mariana Manzoni Maroneze Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Queiroz Zepka Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Guerra Vieira Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Isabel Queiroz Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Jacob-Lopes Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil
Palavras-chave: espécies fosforadas, eutrofização, tecnologias de tratamento, reuso

Resumo

As elevadas concentrações de fósforo em águas residuárias industriais é uma das principais causas da eutrofização de corpos hídricos receptores, havendo em virtude disto, uma crescente preocupação com o gerenciamento das cargas de fósforo dos efluentes industriais. Além dos aspectos de contenção ambiental, é estrategicamente desejável que os processos de tratamento permitam a recuperação e o reúso deste elemento que é considerado de elevada demanda biológica. Neste sentido, esta revisão objetiva descrever e analisar criticamente o estado atual das tecnologias de gerenciamento de fósforo em águas residuais industriais, com ênfase no reúso do elemento. As tecnologias consideradas incluem abordagens químicas (precipitação química e adsorção), biológicas (sistemas bacterianos, uso macroalgas e microalgas) além de técnicas de fertirrigação.

Biografia do Autor

Mariana Manzoni Maroneze, Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Tecnologia de Ciência de Alimentos, Santa Maria, RS, Brasil.
Leila Queiroz Zepka, Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Tecnologia de Ciência de Alimentos, Santa Maria, RS, Brasil.
Juliana Guerra Vieira, Universidade Federal do Rio Grande
Escola de Química e Alimentos
Maria Isabel Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Escola de Química e Alimentos, Rio Grande, RS, Brasil.
Eduardo Jacob-Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil
Eduardo Jacob-Lopes é professor Adjunto do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria e bolsista produdividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq. Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2005), doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Petrobras (2009) (2011). Atua na área de biotecnologia ambiental com ênfase em reaproveitamento de resíduos industriais. Publicou 150 trabalhos em periódicos e anais de evento e dois capítulos de livros. Possui dois produtos tecnológicos registrados e patenteados. Em suas atividades profissionais interagiu com 126 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: biorrefinarias, microalgas, tratamento de efluentes, aproveitamento de resíduos, biorreatores, fotobiorreatores e seqüestro de carbono. (Texto informado pelo autor)
Publicado
29/08/2014
Seção
Artigos