Resposta hidrológica das regiões brasileiras e sua variabilidade associada com El Nino e La Nina (doi:10.4136/ambi-agua.3) (Inglês)

  • João Vianei Soares Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
  • Felix Carriello INPE
  • Nelson Jesus Ferreira INPE/CPTEC
  • Camilo Daleles Rennó INPE
Palavras-chave: Hidrología, respuesta hidrológica, El Niño, La Niña

Resumo

O Brasil possui uma vasta densidade de rios importantes drenando para leste, oeste, sul e norte. A vazão destas bacias varia com o clima e a distribuição espacial de taxas de precipitação. Analisamos aqui a resposta hidrológica das oito grandes bacias hidrológicas do Brasil e suas sub-bacias, para um período de 30 anos de dados, de 1970 a 2000. Resposta hidrológica é definida como a vazão de uma bacia normalizada pela precipitação espacializada sobre sua superfície. A forçante atmosférica modula a resposta das grandes bacias. Na escala local, o controle geológico também é importante. A resposta hidrológica média atinge 0.7 (classificada como elevada) para a região oeste da Amazônia. Valores de médios a elevados (0.3-0.5) foram mapeados na parte central e sudoeste da Amazônia enquanto valores médios (0.3) prevalecem nas regiões sudeste e sul. No semi-árido do nordeste, a resposta é muito baixa (0.1). O Brasil possui climas que vão do quente e chuvoso ao semi-árido. Além de analisar a variabilidade regional da resposta hidrológica, avaliamos também os efeitos da variabilidade inter-anual associada aos eventos ENSO e La Niña.

Biografia do Autor

João Vianei Soares, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
Possui graduação em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1981) , doutorado em Méthodes Physiques En Teledetection pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1986) e pos-doutorado pela University Of California Santa Barbara (1991) . Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Engenharia de Água e Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caracterisques spatiales et temporelles, region agricole, diffusiometre en hyperfrequences, radiometre infrarouge, aeroportes.
Publicado
01/06/2007
Seção
Artigos