Variáveis no processo de coagulação /floculação/decantação de lixiviados de aterros sanitários urbanos (doi:10.4136/ambi-agua.861)

  • Victor Fernandes Bezerra Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Prazeres da Gama Abreu Universidade Federal de Pernambuco
  • Joelma Morais Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • José Fernando Thomé Jucá Universidade Federal de Pernambuco
  • Maurício Alves da Motta Sobrinho Universidade Federal de Pernambuco
Palabras clave: Aterro Sanitário, Lixiviados, Coagulação, Floculação

Resumen

A disposição desordenada de resíduos a céu aberto pode gerar impactos ambientais e sociais de grande porte. Para o tratamento de lixiviados de aterros sanitários, utilizam-se normalmente métodos biológicos e físico-químicos. A precipitação química utilizando hidróxido de cálcio vem sendo empregada com grande eficácia no tratamento de efluente com elevadas concentrações de compostos orgânicos e metais pesados. O lixiviado utilizado neste trabalho foi coletado na caixa de vazão do aterro de Muribeca, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE. Utilizou-se como coagulante hidróxido de cálcio comercial em solução aquosa. Foi montado um planejamento fatorial fracionário, seguido de um planejamento completo 24. Pôde-se observar que os menores valores de turbidez e de cor são obtidos com velocidades de floculação no nível superior, todavia um tempo maior favoreceu a remoção da cor, o que não ocorre para a remoção de turbidez. Para o ponto ótimo, obteve-se redução da cor de 52% e uma turbidez NTU dentro dos padrões estabelecidos nas resoluções CONAMA 357/05 e 430/11.

Biografía del autor/a

Maurício Alves da Motta Sobrinho, Universidade Federal de Pernambuco
Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e doutorado em Engenharia de Processos pelo Institut National Polytechnique de Lorraine (2001). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco. Revisor das revistas Water Research, Journal of Chemometrics e Brazilian Journal of Chemical Engineering. Consultor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, com ênfase em Tratamento de Água, de Efluentes e de Resíduos Sólidos assim como em Gestão Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, água e solos, analise de imagem, adsorção, análise de imagem e gestão.
Publicado
24/08/2012
Sección
Articulos