Aplicação do Método de Soluções de Problemas (PDCA) em um sistema de tratamento de efluentes de indústria frigorífica de aves (doi:10.4136/ambi-agua.743)

  • Andressa Della Justina de Castro Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Adilson Pinheiro Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Yovanka Pérez Ginoris Universidade de Brasilia
Palabras clave: lodos ativados, metodologia PDCA, indústria frigorífica de aves

Resumen

Dentre as tecnologias que têm sido desenvolvidas para o tratamento de águas residuárias industriais, destacam-se os sistemas por lodos ativados. O presente trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia de gestão PDCA na identificação de problemas de um sistema de tratamento biológico de efluente em uma indústria frigorífica de aves, assim como avaliar as soluções prioritárias adotadas ou propostas para a resolução desses problemas. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas as seguintes etapas: análise dos inputs e outpus do processo de tratamento de efluente, identificação dos problemas operacionais do sistema mediante o uso de indicadores de desempenho e identificação das causas fundamentais para a geração dos problemas. Para atingir os objetivos, foram levadas a efeito as quatro etapas do ciclo PDCA – planejamento, execução, verificação e ação corretiva. Na etapa do planejamento a identificação do problema foi realizada com base na análise histórica do Índice Volumétrico de Lodos (IVL), cujos resultados apresentaram valores na ordem de 500 mL/g no primeiro semestre de 2010. A análise do fenômeno foi realizada pelo monitoramento de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, efetuado de forma a caracterizar o funcionamento do sistema de tratamento de águas residuárias. O levantamento das causas fundamentais foi realizado por meio das ferramentas de brainstotming, diagrama de Ishikawa e priorização. Os resultados sugerem que após implantação parcial do plano de ação proposto, o problema de sedimentabilidade de lodo, representado pelo IVL, foi minimizado, reduzindo os valores na ordem de 500 mL/g para valores na ordem de 250 mL/g no segundo semestre de 2010. Assim, constata-se que a metodologia PDCA é adequada para solucionar problemas em sistemas de tratamento de efluentes.

Biografía del autor/a

Andressa Della Justina de Castro, Fundação Universidade Regional de Blumenau
Programa de Pós=Graduação em Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Adilson Pinheiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau
Pngenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestre em recursos hídricos e saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutor em Física e Química Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1995). Pós-doutorado no Institut de Mécaniques de Fluides de Toulouse (1996) e Cemagref (2006). Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau, das disciplinas de saneamento (engenharia civil), controle da poluição ambiental (ciências Biológicas), manejo de bacias hidrográficas (engenharia florestal), introdução a tecnologia ambiental e Hidrologia Ambiental (Mestrado em Engenharia Ambiental). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Atuação nas área de hidrologia, recursos hídricos e saneamento ambiental.
Yovanka Pérez Ginoris, Universidade de Brasilia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasilia
Publicado
21/12/2011
Sección
Articulos