Caracterização de águas residuárias oriundas de empresas de lavagem de veículos e impactos ambientais (doi:10.4136/ambi-agua.532)

  • Luciene Gonçalves Rosa Universidade Federal de Campina Grande
  • José Tavares Sousa Universidade Estadual da Paraíba
  • Vera Lúcia Antunes de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Gilmara Henriques Araujo Universidade Estadual da Paraíba
  • Luciana Maria Andrade da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Valderi Duarte Leite Universidade Estadual da Paraíba
Palabras clave: Processo de lavagem de veículos, licenciamento ambiental, carga poluidora

Resumen

As empresas de lavagem de veículos têm se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, devido ao crescente aumento da frota de automóveis, assim, podem ocasionar sérios problemas ambientais por serem fontes potenciais de poluição. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar as águas residuárias provenientes de empresas de lavagem de veículos da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, e identificar os impactos ambientais gerados. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2009 a julho de 2010, sendo executada em três etapas: na primeira etapa foi realizado o levantamento das empresas de lavagem de veículos da cidade, e identificaram-se 20 empresas licenciadas, nas quais se avaliou o número de veículos lavados por semana, a existência de sistema de pré-tratamento das águas residuárias geradas e de infraestrutura que permitisse a realização da coleta das amostras do efluente; na segunda etapa foi realizada a caracterização química e física das águas residuárias de cinco das 20 empresas pesquisadas na etapa anterior; e na terceira etapa, foram quantificadas as cargas poluidoras das águas residuárias provenientes da lavagem de veículos da cidade, a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores. Os parâmetros analisados na caracterização foram: óleos e graxas, DQO, metais pesados, ST, SST, turbidez, NTK, P-total, cor e pH. Os resultados demonstram que as águas residuárias de lavagem de veículos apresentam altas concentrações de matéria orgânica, de óleos e graxas, metais pesados e de sólidos, que estão em discordância com a legislação ambiental específica. A avaliação das cargas poluidoras demonstrou que se lançados sem devido tratamento, podem causar sérios problemas ambientais sendo, portanto, indispensável o gerenciamento adequado dessas atividades.

Biografía del autor/a

Luciene Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Campina Grande
Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB/UEPB. Doutoranda Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB.
Publicado
21/12/2011
Sección
Articulos