Caracterização de parâmetros físicos e do saneamento ambiental de bacia experimental-representativa localizada na Baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.165)

  • Luciene Pimentel da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ezer Urpia Rosa IPLAN Rio PCRJ
  • Caroline Pereira Pires da Silva Geografia UERJ
Palabras clave: SIG, ArcHydro, Planejamento Urbano Integrado, Gestão de Recursos Hídricos

Resumen

Neste trabalho objetivou-se avaliar as características físicas e aspectos do saneamento ambiental de bacia de drenagem inserida na região hidrográfica do rio Morto, tomada como experimental e representativa da região hidrográfica da baixada de Jacarepaguá, área de expansão da cidade do Rio de Janeiro, como suporte ao desenvolvimento de políticas públicas que possam nortear a conservação da água e o desenvolvimento sustentável da região. A metodologia empregada na delimitação da bacia e determinação das características físicas envolveu a aplicação de pequenos procedimentos computacionais associados à extensão ArcHydro do sistema ArcGis®. Foram determinados a área, o perímetro, o coeficiente de compacidade, fator de forma, densidade de drenagem, extensão média do escoamento superficial e declividade da bacia. A baixa declividade observada no trecho costeiro da bacia do rio Morto conjugada com os valores dos parâmetros físicos possibilitou concluir que a bacia é suscetível à ocorrência de enchentes, sobretudo durante eventos concomitantes de maré alta e chuvas intensas. A análise socioambiental envolveu recortes de resultados do censo do IBGE de 2000 sobre questões sociais e do saneamento ambiental. Observou-se que a taxa de analfabetismo na bacia de drenagem é o dobro do que a observada para a cidade e que a oferta de serviços de abastecimento de água, destinação de efluentes sanitários e coleta de lixo são mais precárias na bacia, do que na região de Jacarepaguá e do que na cidade do Rio de Janeiro. Sendo a situação do esgoto a pior e a do lixo a melhor em termos relativos.

Biografía del autor/a

Luciene Pimentel da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Possui graduação em Engenharia Civil , mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ph. D. - Hidrologia - University of Newcastle Upon Tyne - UK (1997). Professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente. Participa dos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Engenharia da UERJ (Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental e Mestrado Acadêmico em Geomática) e do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Meio Ambiente PPG-MA da UERJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento de processos hidrológicos, modelagem hidrológica, planejamento integrado urbano e dos recursos hídricos, desenvolvimento sócio-ambiental sustentável. Atualmente é Coordenadora Adjunto do PEAMB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Ezer Urpia Rosa, IPLAN Rio PCRJ
Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Engenharia de Computação com ênfase em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão dos recursos hídricos, planejamento integrado urbano e dos recursos hídricos, desenvolvimento sócio-ambiental sustentável. Adicionalmente, possui interesse em sistemas de apoio a decisão espacial e análise multicritério
Caroline Pereira Pires da Silva, Geografia UERJ
Graduanda em Geografia na UERJ e bolsista de iniciação científica do GRHIP - Grupo de Estudos de Hidrologia e Planejamento de Recursos Hídricos.
Publicado
23/12/2010
Sección
Articulos