Distribuição espacial de plantios de eucalipto no trecho paulista da bacia hidrográfica Rio Paraíba do Sul, SP, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.158)
Palabras clave:
Sensoriamento remoto, geoprocessamento, mudança de uso da terra
Resumen
Esse trabalho teve por objetivo avaliar a expansão da área plantada com eucalipto, por município, no trecho paulista da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul entre 2001 e 2007. A metodologia desse trabalho envolveu a identificação e o mapeamento de talhões de eucalipto em 2007 com base na análise e interpretação das imagens TM/Landsat-5 (2007) usando como referência o mapeamento realizado pelo Instituto Florestal de São Paulo (IF) relativo ao ano base de 2000. Dessa forma, foi gerado o mapa temático das áreas de ocorrência dos plantios em 2007 que foi recortado pelos limites dos municípios que ocorrem nessa bacia hidrográfica. Os dados da estimativa das áreas plantadas foram comparados com os dados referentes ao ano de 2001 e revelou que houve aumento de 32,2% no cultivo da espécie na região até 2007. O resultado da estimativa de 2007 foi comparada com dados do Projeto LUPA da Secretaria de Agricultura a Abastecimento de São Paulo referentes a 2007 e apenas uma diferença de 1,4% foi encontrada, considerando o conjunto de todos os municípios.
Publicado
23/12/2010
Número
Sección
Articulos
Authors maintain the copyrights for their work. However, they grant rights of first publication to Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. In compensation, the journal can transfer the copyrights, allowing non-commercial use of the article including the right of sending the article to other data bases or publication media. La revista utiliza la licencia CC BY 4.0"