Impactos da produção do arroz inundado na qualidade da água do rio Paraíba do Sul - trecho Taubaté, SP, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.124)

  • Murilo Henrique Andrade Unitau
  • Claudinei Fonseca Souza Universidade Federal de São Carlos - CCA/UFSCar
  • Antonio Claudio Testa Varallo Unitau
  • José Geanini Peres UFSCAR
Palabras clave: irrigação por inundação, controle de poluição, recursos hídricos

Resumen

O grande crescimento urbano, industrial e agrícola das cidades em toda a região de Taubaté, influi na qualidade da água do rio Paraíba do Sul. Considerando sua importância na qualidade de vida da população, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade ambiental, faz-se necessário manter controle mais rígido da qualidade da água do rio. Neste estudo, foram analisados atributos físicos, químicos e bioquímicos da água utilizada pela cultura do arroz e da água do rio Paraíba do Sul na região. As análises foram feitas durante o cultivo do arroz. Os resultados mostraram que a prática do cultivo do arroz favoreceu o aumento do nível de poluição do rio Paraíba do Sul. O cultivo de arroz carreou fertilizante e matéria orgânica para as águas do rio evidenciando a necessidade de controle da adubação para produção sob inundação.

Biografía del autor/a

Claudinei Fonseca Souza, Universidade Federal de São Carlos - CCA/UFSCar
Atualmente trabalha no Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar. Professor adjunto nas disciplinas de Hidrologia Ambiental e Manejo de bacias Hidrográficas.
Publicado
29/04/2010
Sección
Articulos