Variação do nitrogênio e fósforo em solo fertirrigado com efluente do tratamento primário da água residuária da suinocultura (doi:10.4136/ambi-agua.106)

  • José Antonio Rodrigues de Souza UFV
  • Débora Astoni Moreira UFV
  • Paulo Afonso Ferreira UFV
  • Antonio Texeira Matos UFV
Palabras clave: alteração química, fertirrigação, água residuária

Resumen

No presente trabalho, objetivou-se avaliar a variação da concentração de nitrogênio e fósforo em solos fertirrigados com efluente do tratamento preliminar da água residuária da suinocultura. Tomateiros da variedade Fanny TY foram cultivados em lisímetro de drenagem sob ambiente protegido e fertirrigados com diferentes doses de água residuaria da suinocultura filtrada (ARSF) com e sem complementação da adubação da adubação. Os resultados permitiram concluir que: incrementos de ARSF resultaram em aumento na absorção do fósforo pela cultura; em comparação com as condições iniciais, houve acréscimo na concentração de fósforo disponível, sobretudo nas camadas superficiais; e a adição de ARSF resultou em incrementos na concentração do nitrogênio nas camadas superficiais, enquanto a adubação química resultou em maior deslocamento no perfil do solo.

Biografía del autor/a

José Antonio Rodrigues de Souza, UFV
Engenheiro Agrícola UFV, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola UFV, Pós-Doutorando Engenharia Agrícola UFV.
Débora Astoni Moreira, UFV
Bacharel em Química UFV, Mestre Agroquimica e Doutor em Engenharia Agrícola UFV, Pós-Doutoranda Engenharia Agrícola UFV.
Paulo Afonso Ferreira, UFV
Prof. Voluntário, DEA/UFV
Antonio Texeira Matos, UFV
Professor Associado, DEA/UFV
Publicado
21/12/2009
Sección
Articulos