Caracterização temporal do arsênio nos cursos d'água da bacia hidrográfica do Rio das Velhas, MG, Brasil, ao longo de uma década (1998 - 2007) (doi:10.4136/ambi-agua.102)
Palabras clave:
Monitoramento, Qualidade da Água, Poluição Hídrica
Resumen
O arsênio é um metalóide com ampla distribuição na natureza, podendo ser encontrado nos ambientes naturais em formas de elevada toxicidade. Monitoramentos realizados na Bacia do Rio das Velhas, MG, demonstram a ocorrência desse metal em todas as estações de amostragem distribuídas ao longo de seu curso d'água principal e afluentes. Assim, o presente estudo objetiva avaliar as tendências temporais da concentração de arsênio nos cursos d'água da bacia do Rio das Velhas, considerando os dados das vinte e nove estações de monitoramento obtidos de 1998 a 2007. As análises incluíram a verificação da sazonalidade, autocorrelação e testes de tendência temporal não-paramétricos de Mann-Kendall e Mann-Kendall Sazonal. Oito estações de amostragem apresentaram sazonalidade, com as maiores concentrações verificadas no período chuvoso. A autocorrelação foi praticamente inexistente, o que pode estar associado à baixa frequência amostral verificada no programa de monitoramento (três a seis meses). Apenas sete estações apresentaram tendência negativa significativa, indicando uma redução na concentração de arsênio ao longo do período estudado. Os resultados demonstraram que os estudos de tendência temporal apresentam grande relevância para a gestão da poluição dos recursos hídricos a partir de dados de monitoramento, fornecendo subsídios para medidas preventivas e corretivas diferenciadas entre as estações de amostragem e períodos do ano, podendo ainda ser utilizado na avaliação da efetividade dessas medidas.
Publicado
21/12/2009
Número
Sección
Articulos
Authors maintain the copyrights for their work. However, they grant rights of first publication to Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. In compensation, the journal can transfer the copyrights, allowing non-commercial use of the article including the right of sending the article to other data bases or publication media. La revista utiliza la licencia CC BY 4.0"