Avaliação da qualidade da água superficial dos cursos de água do município de Pelotas-RS, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.85)

  • Paulo Carteri Coradi Universidade Federal de Viçosa
  • Ronaldo Fia Universidade Federal de Viçosa
  • Orlando Pereira-Ramirez Universidade Federal de Pelotas
Palabras clave: Índice de Qualidade de Água, Arroio Pelotas, Canal São Gonçalo, monitoramento de rios

Resumen

O presente trabalho foi realizado no município de Pelotas-RS, e teve por objetivo avaliar a qualidade das águas, entre os anos de 1996 e 1998, nos principais cursos de água que cortam o município, utilizando-se o Índice de Qualidade de Água de Bascarán (IQAb). Verificou-se que a qualidade dos corpos de água avaliados foi aceitável, com exceção da Barragem da Eclusa e da Barragem Santa Bárbara, que apresentaram como poluente mais impactante o fósforo. Durante o período de estiagem prolongado, entre os anos de 1996 e 1997, houve redução nos valores do IQAb. Além disso, o índice refletiu a realidade ambiental verificada na região, devido à agricultura intensiva e ao lançamento de grande parte dos efluentes domésticos e industriais sem prévio tratamento nos mananciais.

Biografía del autor/a

Paulo Carteri Coradi, Universidade Federal de Viçosa
Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL) Mestre em Agícola Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA). Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV).
Ronaldo Fia, Universidade Federal de Viçosa
Engenheiro Agrícola e Ambiental, Pós-doutorando em Engenharia Agrícola, UFV.
Orlando Pereira-Ramirez, Universidade Federal de Pelotas
Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Rio Grande/RS (FURG). Administrador de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPEL). Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Rio Grande/RS (FURG). Doutor em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL). Atualmente é Professor Associado 1 pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL).
Publicado
28/08/2009
Sección
Articulos