Crescimento e trocas gasosas de genótipos de feijão-caupi sob estratégias de cultivo

  • Aldemir da Silva Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Marcos Eric Barbosa Brito Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Luciano Jonatas Gomes Frade Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Reginaldo Gomes Nobre Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Franciscleudo Bezerra da Costa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Alberto Soares de Melo Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Luderlândio de Andrade Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palabras clave: semiárido, sistemas de produção, Vigna unguiculata.

Resumen

O feijão-caupi tem grande importância econômica, alimentar e social. No Nordeste brasileiro, notadamente nas regiões semiáridas, sua produção é limitada pelo déficit hídrico, sendo necessário identificar genótipos tolerantes atrelados ao uso de tecnologias em seu cultivo. Com isto, objetivou-se avaliar o rendimento de fitomassa e as trocas gasosas de genótipos de feijão-caupi cultivados em diferentes técnicas de conservação de água. O experimento foi realizado em campo, no município de Pombal, na Paraíba, estudando-se quatro técnicas de retenção de água in situ (camalhão, sulco, bacia e sistema convencional) e seis genótipos de feijão-caupi (1. Costela de Vaca, 2. BRS Itaim, 3. BRS Guariba, 4. BR-17 Gurguéia, 5. BRS Potengi e 6. BRS Aracé) semeados no espaçamento de 0,5 m x 0,5 m, usando o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados das estimativas do rendimento de fitomassa seca e das trocas gasosas das plantas foram submetidos à análise de variância, ao teste F, seguido de testes de comparação de médias, teste de Tukey. O cultivo em sulcos e em camalhão deram melhor resultados do que o sistema convencional de plantio e em bacia. As variedades BRS - Potengi, BRS - Aracé e BRS - Guariba tiveram melhor crescimento e trocas gasosas das plantas.

Biografía del autor/a

Aldemir da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
Possui graduação em licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Atualmente é técnico em agropecuária da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em extensão rural
Marcos Eric Barbosa Brito, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Possui graduação em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal de Sergipe (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Campina Grande, finalizados em 2007 e 2010, respectivamente, ambos na área de concentração de Irrigação e Drenagem. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, onde leciona as disciplinas de Irrigação e Drenagem e Hidráulica Agrícola no curso de Agronomia do CCTA/UFCG, além da disciplina Manejo de Irrigação para Fruteiras e Olerícolas nos cursos de Pós-Graduação, é pesquisador colaborador na Universidade Estadual da Paraíba, onde faz parte de grupo de pesquisa ativo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Fisiologia e produção de culturas irrigadas; manejo da água no sistema solo-planta-atmosfera, produção de mudas e cultivo de citros sob irrigação com água salina.
Luciano Jonatas Gomes Frade, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possui experiência em Manejo de Água e Solo com ênfase em irrigação e suas influências no crescimento, fisiologia e produção vegetal. Atuando, principalmente, nos temas: Manejo do solo no cultivo de feijão caupi e milho; Caracterização de genótipos de feijão caupi sob estresse hídrico; Seleção de mudas de citros tolerantes ao estresse salino.
Reginaldo Gomes Nobre, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Professor Adjunto III, Bolsista de Produtividade PQ - CNPq e Coordenador de Pesquisa e Extensão da UAGRA / CCTA / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus de Pombal - PB. Professor do Curso de Mestrado em Horticultura Tropical e Mestrado em Sistemas Agroindustriais do CCTA/UFCG . Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), Especialização pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em elaboração de projetos de irrigação (2000), Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFPB (2001), Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFCG(2008); Bolsista PRODOC (2008/2009) em Engenharia Agrícola na UFCG com projetos ligados ao reúso de águas residárias, Bolsista Pós-Doutorado Júnior INCTSal/CNPq (2009) com projetos envolvendo a salinidade e oleaginosas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação, drenagem e salinidade atuando principalmente nos seguintes temas: estresse salino e hídrico, manejo de solo-água-planta, cajucultura, hortaliças, oleaginosas e qualidade de água
Franciscleudo Bezerra da Costa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2003), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2010) em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Professor adjunto III e Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos (UATA), do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais do CCTA, coordenador do laboratório de Bioquímica, Química e Análises de Alimentos do CCTA, foi coordenador geral dos laboratórios do CCTA/UFCG (2010-2013). Tem experiência na área de Fisiologia Pós-Colheita de órgãos perecíveis, atuando em: produção vegetal, qualidade, conservação, pós-colheita, processamento mínimo e tecnologia de armazenamento.
Alberto Soares de Melo, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2007). Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq e Professor de Fruticultura, Agricultura I e Olericultura na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica. É professor da Universidade Estadual da Paraíba; atualmente é coordenador e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da UEPB/Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia/Engenharia Agrícola, atua nos seguintes temas: Fisiologia de Plantas Cultivadas em Ecossistema do Semiárido, Manejo de Irrigação em Fruticultura Tropical, com ênfase no Uso Eficiente da Água e de Elicitores no Mecanismo do Estresse Hídrico. 
Luderlândio de Andrade Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tem experiência com pesquisas reailizadas na área de Manejo do Solo e da Água ( Salinidade, Irrigação, Adubação e manejo de Corretivos), Manejo de Irrigação de espécies frutíferas e culturas anuais (feijoeiro, milho e sorgo) e suas atribuições nos aspectos de crescimento, fisiologia e produção.
Publicado
23/06/2016
Sección
Articulos