Processos oxidativos avançados: uma revisão de fundamentos e aplicações no tratamento de águas residuais e efluentes industriais

  • Karla Santos de Araújo PMPIT/UFTM
  • Raissa Antonelli PPGMQ/UFTM
  • Beatriz Gaydeczka PMPIT/UFTM
  • Ana Claudia Granato PMPIT/UFTM
  • Geoffroy Roger Pointer Malpass Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palabras clave: Tratamento de Efluentes, Radical Hidroxila, Degradação de Poluentes.

Resumen

A contaminação de águas por espécies tóxicas ou recalcitrantes gera grandes impactos ambientais. Nesse contexto, os Processos Oxidativos Avançados (POAs), tecnologias que utilizam principalmente o radical hidroxila (●OH) para a oxidação dos poluentes, têm se destacado como métodos alternativos promissores no tratamento de águas residuais e efluentes industriais. Os POAs têm sido considerados uma estratégia eficaz do ponto de vista técnico, econômico e ambiental para a degradação de poluentes presentes em águas residuais e efluentes industriais, apesar de possuir limitações como alto custo das fontes de energia, desenvolvimento de novos materiais catalíticos de baixo custo e construção de reatores em escala real. Há uma grande relevância na aplicação desses processos em escala industrial mediante a otimização desses fatores de eficácia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre os POAs e apresentar dados a respeito da eficiência desses processos na degradação de poluentes, comparando os embasamentos teóricos e a sua aplicação industrial. Diante disso, os fundamentos e aplicações dos principais POAs (químicos, fotoquímicos, eletroquímicos, sonoquímicos, sonoeletroquímico e processos baseados em ozônio), bem como suas vantagens e desvantagens foram descritos nesta revisão da literatura.

Biografía del autor/a

Karla Santos de Araújo, PMPIT/UFTM
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Atualmente trabalha em atividades que envolvem Ciência, Inovação, Tecnologia e Pesquisa no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (NIT/UFTM) como bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq (DTI-C) e cursa Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica na UFTM, com ênfase na área de processos por rotas químicas verdes e tecnologias ambientais.
Raissa Antonelli, PPGMQ/UFTM
Estou cursando Engenharia Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM / Uberaba). Durante a graduação minhas pesquisas se concentraram na área de eletroquímica, voltada a solução de problemas ambientais, sob a orientação do Prof. Dr. Geoffroy Roger Pointer Malpas. Atualmente sou estagiária no Núcleo de Inovação Tecnológica / NIT-UFTM.
Beatriz Gaydeczka, PMPIT/UFTM
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Contestado (2003), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É professora adjunto II na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE). Atua na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) enfocando metodologia científica, comunicação, leitura e produção de textos técnicos para as engenharias, discurso acadêmico e propriedade intelectual. Trabalha com formação continuada de professores de ensino fundamental e médio em cursos que envolvem leitura e produção de gêneros discursivos, uso de tecnologias em sala de aula.
Ana Claudia Granato, PMPIT/UFTM
Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1999 e 2004, respectivamente). Durante o mestrado e doutorado trabalhou no isolamento de metabólitos secundários de invertebrados marinhos, utilizando diversas técnicas cromatográficas. Para a caracterização dos compostos isolados foram utilizadas várias técnicas de Ressonância Magnética Nuclear mono e bidimensionais além de várias técnicas de Espectrometria de Massas. O Pos Doutoramento foi realizado no grupo de Bioquímica do Departamento de Engenharia Química da UFSCar trabalhando com o estudo teórico da relação estrutura-atividade de antibióticos beta-lactâmicos e com o isolamento biomonitorado de metabólitos secundários bioativos de linhagens de Streptomicetos marinhos e endofíticos. Atualmente é professora adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas.
Geoffroy Roger Pointer Malpass, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Cursei a minha graduação em Química (BSc. Honours Chemistry - 1998) na University of Wales (Grá-Bretanha) com um estágio de um ano, na comunidade européia - Universidade de Lisboa (1996-1997). Em seguida entrei no curso de Mestrado em Química Ambiental (MSc. Environmental Chemistry) sob a orientação do Prof. Dr Maher Kalaji, sendo aprovado com mérito em 1999. Já o doutoramento foi feito no Instituto de Química de São Carlos (USP), com o título obtido em 2004. Desde a graduação minha pesquisa concentrou-se na área de físico química, particularmente na eletroquímica, voltado à solução de problemas ambientais. De forma geral, trata-se de estudos aplicados, mas, com um forte componente fundamental. No mestrado, foi realizado o estudo de remoção de Ni(II) por métodos eletroquímicos de efluente simulados. Apesar de ter enfoque ambiental o projeto destacou-se pela aplicação de métodos físicos e físico-químicos para obter uma correlação entre os depósitos obtidos e as condições de reação empregadas. No doutorado, foi feita a preparação de vários eletrodos cerâmicos, sua subseqüente caracterização por vários métodos físicos e físico-químicos e, finalmente, a sua aplicação na oxidação de substâncias orgânicas em escala de bancada e piloto. O trabalho de pós-doutoramento teve como enfoque (vide publicações recentes) o tratamento eletroquímico de resíduos de pesticidas e efluentes industriais têxteis. Atualmente sou professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuando na área de química verde e eletroquímica ambiental.
Publicado
15/04/2016
Sección
Articulos