Eleição de áreas prioritárias para pagamento por serviços ambientais: uma análise em nível de microbacia

  • Fernando Salles Rosa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Kelly Cristina Tonello UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Roberto Wagner Lourenço Unesp
Palabras clave: nascentes, políticas públicas, provedor-recebedor.

Resumen

Esse trabalho objetivou a eleição de áreas prioritárias para conservação dos recursos hídricos para subsidiar programas de pagamentos por serviços ambientais (PSA). A proposta apresentada será utilizada para a implementação do projeto piloto de PSA na microbacia do Murundu, Ibiúna-SP, vislumbrando a contribuição para políticas públicas de PSA em busca da sustentabilidade. Para tanto, planos de informação de uso do solo e cobertura vegetal, e de declividade foram organizados em ambiente SIG que permitem por meio da tabulação cruzada a seleção de prioridades para a geração de um mapa temático, a partir do qual foram executadas análises qualitativas e quantitativas, assim como a determinação de faixas de prioridades. As ferramentas utilizadas demonstraram-se aplicáveis no suporte à tomada de decisão e no desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas em PSA, com foco no incremento da governança dos recursos hídricos. Fica evidente que a remuneração pela “floresta em pé” definitivamente se apresenta como perspectiva principal na microbacia do ribeirão do Murundu, assim como a possibilidade de reversão dos valores monetários em outras formas de apoio aos provedores, sobretudo, para atendimento de suas prioridades.

Biografía del autor/a

Fernando Salles Rosa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP Campus Sorocaba no ano de 2008, com especialização "lato sensu" em Direito Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Ambiental - SENAI Mário Amato e Mestrado "strictu sensu" em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba, participou e atuou em diversos cursos, projetos, capacitações e palestras. Dentre a atuação profissional, destaca-se a atuação como Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna/SP.
Kelly Cristina Tonello, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
Pngenheira Florestal, Ms Ciência Florestal, Ds Engenharia Agrícola Profa. Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba Curso: Engenharia Florestal Área: MAnejo de bacias hidrográficas, Hidrologia Florestal, Meteorologia e Climatologia e Recuperação de Áreas Degradadas
Roberto Wagner Lourenço, Unesp
Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP) e no Programa da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas (UNICAMP) - Área de Concentração em Saúde Coletiva e Preventiva Social.
Publicado
15/04/2016
Sección
Articulos