A Dinâmica entre as águas e terras na Amazônia e seus efeitos sobre as várzeas

  • Sandra Helena Silva Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Manaus, Amazonas
  • Sandra Nascimento Noda Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Manaus, Amazonas
Palabras clave: clima, El Niño, ilhas fluviais.

Resumen

As águas e terras na Amazônia, com destaque rio Solimões/Amazonas, apresentam uma dinâmica própria, re-criando as paisagens a cada movimento do rio em todo seu trajeto. São terras caídas, transportadas e deixadas pelas águas, desencadeando mudanças no modo de vida dos povos varzeanos. Soma-se a esse movimento as recentes mudanças climáticas, sob os efeitos do fenômeno El Niño, intensificando as transformações nas várzeas. Essa é uma pesquisa quanti e qualitativa, indicando o valor dos saberes, para a compreensão do ambiente vivenciado. Foi o entendimento do sistema ambiental das Ilhas e a percepção de dezessete mulheres cultivadoras das várzeas amazônicas, acoplados ao suporte teórico-metodológico que possibilitou a reflexão e concretização dessa pesquisa. As Ilhas abordadas foram a do Valha-me-Deus e Chaves, ambas situadas em Juruti, PA. Esse estudo teve por objetivo identificar a dinâmica entre as águas e as terras no rio Amazonas, a associação desses componentes para a re-criação de Ilhas fluviais e os efeitos das mudanças climáticas sobre as várzeas. Os dados indicaram transformações significativas nos sistemas ambientais pesquisados, com perdas irreversíveis nos cultivos de espécies alimentares como as espécies de mamão, mandioca, cacau e banana, especialmente após as intensas cheias do rio a partir do ano de 2009.

Biografía del autor/a

Sandra Helena Silva, Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Manaus, Amazonas
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Psicologia e Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Docente do curso de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas.
Sandra Nascimento Noda, Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Manaus, Amazonas
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1974), Mestrado em Agronomia - área de Sociologia Rural pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985) e Doutorado em Ecologia na área de Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000). Atualmente é professor Associado Nível 3 Classe D, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM; pesquisador colaborador (mediante convênio) do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos da Amazônia - NERUA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA; professora do Curso de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPG/CASA do Centro de Ciências do Ambiente da UFAM; Coordenadora do Núcleo de Etnoecologia na Amazônia brasileira - NETNO da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA da UFAM e Coordenadora da Rede Interinstitucional de Estudos dos Agroecossistemas Amazônicos - REAA em convênio com UFAM/UFRR/UERR/UFTO/IFAM-Tabatinga/CAPES-PRO-AMAZÔNIA. Tem experiência nas áreas de Sociologia Rural e Ecologia Humana, com ênfase em Etnoecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar amazônica, assentamentos populacionais, agrobiodiversidade amazônica, etnoconservação, percepção ambiental e conservação de recursos ambientais.
Publicado
15/04/2016
Sección
Articulos