Análise de procedimentos para seleção de áreas prioritárias em programas de pagamento por serviços ambientais hídricos

  • Ana Feital Gjorup Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Elaine Cristina Cardoso Fidalgo Embrapa
  • Rachel Bardy Prado Embrapa
  • Azeneth Eufrasino Schuler Embrapa
Palabras clave: compensação por serviços ambientais, serviços ecossistêmicos, serviços ambientais hídricos, suporte à decisão.

Resumen

A abordagem de serviços ecossistêmicos tem se mostrado promissora para a avaliação das interações entre ecossistema e sociedade ao integrar conceitos ambientais e socioeconômicos o que requer conhecimento interdisciplinar. Porém, sua aplicação encontra limitações devido a lacunas de informação que orientem a tomada de decisão. Diante disso o presente trabalho foi desenvolvido buscando contribuir para a aplicação de princípios de serviços ecossistêmicos, no processo decisório em gestão de recursos hídricos. Seu objetivo é identificar procedimentos e metodologias empregados para a tomada de decisão visando a seleção de áreas prioritárias a serem contempladas em projetos ou programas de compensação por serviços ambientais. Para tal buscou-se na literatura técnica e científica publicações que descrevessem métodos e experiências para seleção de áreas prioritárias; identificaram-se as etapas-chave empregadas no processo de seleção de áreas prioritárias; em seguida fez-se um levantamento dos procedimentos adotados para cada etapa-chave, nos textos reunidos; e, por fim, as informações coletadas foram analisadas e classificadas. Considerando o universo amostral do presente trabalho, observou-se que a seleção de áreas prioritárias foi realizada com base no emprego direto dos critérios previamente determinados. A aplicação de indicadores, bem como a análise espacial, ainda são práticas pouco empregadas. Deve-se ressaltar, contudo, que a maioria dos documentos analisados não se propunha a descrever o processo de seleção de áreas prioritárias em detalhe, o que pode ter resultado em algumas omissões. Embora essas condições possam trazer limitações para as análises efetuadas neste trabalho, os resultados apresentados permitem identificar os principais objetivos, ações e critérios empregados para a seleção de áreas prioritárias em programas/projetos de compensação por serviços ambientais.

Biografía del autor/a

Ana Feital Gjorup, Universidade Federal Fluminense - UFF
Graduação em Ciências Ambientais, mestrado em andamento em Engenharia de Biossistemas. Área de interesse: Recursos hídricos, planejamento ambiental, geoprocessamento para análise ambiental.
Elaine Cristina Cardoso Fidalgo, Embrapa
Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Pesquisadora da Embrapa.
Rachel Bardy Prado, Embrapa
Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental – Escola de Engenharia de São Carlos, pesquisadora da Embrapa.
Azeneth Eufrasino Schuler, Embrapa
Doutorado em Ciências (energia nuclear na agricultura) pela USP, atualmente pesquisadora da Embrapa.
Publicado
20/01/2016
Sección
Articulos