Sustentabilidade de cardápio: avaliação da pegada hídrica nas refeições de um restaurante universitário

  • Virgílio José Strasburg UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanusca Dalosto Jahno Universidade Feevale
Palabras clave: ecologia, indicadores ambientais, uso da água.

Resumen

A água é um recurso fundamental para a produção de alimentos e também de refeições. No presente estudo, a pegada hídrica (PH) na composição de cardápios composto por cereal, leguminosa, carne, guarnição, salada e sobremesa foi avaliada no período de uma quinzena em um restaurante universitário público na cidade de Porto Alegre / RS. A realização da coleta de dados ocorreu no período de 2 a 13 de setembro de 2013. Foi feito o levantamento do cardápio quinzenal com as respectivas quantidades de alimentos utilizados, provisionados para 1800 refeições (almoço e jantar). As quantidades da PH por alimento foram estimadas com base na literatura científica. Os dados coletados foram calculados em frequências absolutas, em percentual e por média. Foi constatado que todos os produtos de origem vegetal composto por cereais, leguminosas, verduras e frutas corresponderam a 65,5% do total de matéria prima, mas contribuem com apenas 22,1% da PH do cardápio. Os produtos de origem animal (ovos, carnes bovina e de frango) representaram 77,9% da PH. Quanto à avaliação da PH nos cardápios foi identificada uma média diária per capita de 2099,1 litros por refeição, sendo que o item carne bovina foi o que mais contribuiu nesse resultado. Na fase de planejamento de cardápios, a avaliação da pegada hídrica em refeições é uma das possibilidades para a sustentabilidade dos recursos naturais do planeta e para a formação de hábitos e consumo de alimentos.

Biografía del autor/a

Virgílio José Strasburg, UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Assistente do curso de Nutrição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Saúde Coletiva (Ulbra). Doutorando em Qualidade Ambiental (Universidade Feevale).
Vanusca Dalosto Jahno, Universidade Feevale
Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, atuando no Mestrado profissional em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais e no PPG em Qualidade Ambiental.
Publicado
20/10/2015
Sección
Articulos