Indicadores de produtividade aplicados à pesca artesanal do camarão sete-barbas, Penha, SC, Brasil

  • Vicente Francisco Coelho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Joaquim Olinto Branco Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC.
  • Marco Antonio Harms Dias Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC.
Palabras clave: gestão da produção, contabilidade ambiental, Xiphopenaeus kroyeri.

Resumen

Utilizando ferramentas da contabilidade ambiental para coleta e organização de informações, referentes ao mercado e organização do trabalho da comunidade de pescadores artesanais de Penha, SC, realizou-se a pesquisa de forma descritiva e exploratória das práticas produtivas. Esta pesquisa baseou-se em duas fontes de dados e referências bibliográficas para padronização de informações. Calcularam-se indicadores de produtividade, objetivando avaliar a possibilidade do uso deles na gestão ambiental do recurso. Foram levantados os insumos consumidos, custos, quantidades produzidas e comercializadas, destinos e valores de venda, sazonalidade de esforço e capturas. Com base neles, foi possível se calcular indicadores de produtividade ambiental e econômica, em ciclos mensais e anuais, que permitiram evidenciar o período de defeso. Tais métodos exigem muito esforço em coleta e controle de dados, sobretudo em uma comunidade tradicional de pesca artesanal desassociada de rígidos controles necessários essenciais ao estudo sistêmico da produtividade e da organização econômica.

Biografía del autor/a

Vicente Francisco Coelho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Engenheiro de produção (Universidade de Blumenau FURB), especialização em engenharia de negócios (escola de economia de Berlim, Al. FHW), mestrando em Ciências e Tecnologias Ambientais (UNIVALI). Experiência profissional em engenharia industrial, engenharia da qualidade, engenharia ambiental e processos de gestão pública participativa e gestão de empresas.
Joaquim Olinto Branco, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC.
Joaquim Olinto Branco é biólogo, concluiu o Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Pós-Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, onde orienta e ministra as disciplinas de Conservação da Biodiversidade, Fundamentos de Ecologia no Mestrado e Doutorado de Ciências e Tecnologia Ambiental; Zoologia dos Cordados (Oceanografia) e Zoologia geral (Engenharia Ambiental) na graduação; Biodiversidade e Políticas Públicas no Mestrado de Gestão de Políticas Públicas da UNIVALI. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Conservação dos Ecossistemas Costeiros. Também está credenciado na UFSCar, onde orienta e ministra a disciplina Ecologia das Comunidades de Aves Marinhas no PPG-Ecologia e Recursos Naturais desde 2005. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em bioecologia de Crustacea Decapoda, Peixes Demersais e Aves Marinhas, Educação Ambiental. Atuando, principalmente nos seguintes temas: aves marinhas, camarão sete-barbas, fauna acompanhante, carcinofauna e ictiofauna acompanhante na pesca de camarões marinhos, comunidades tradicionais de pescadores e catadores de resíduos sólidos; Bolsista de produtividade científica 1C do CNPq. Participou em novembro/dezembro 2007 da XXVI e março de 2009 da XXVII Operação Antártica, atuando no monitoramento e coleta de amostras da avifauna na Ilha Rei Geoge e ilhas próximas, Antártica. Também tem particados de inumeras expedições e coletas no litoral brasileiro a partir de 1983, além de anilhador Sênior desde 2001 do Centro Nacional de Anilhadores de Aves Silvestres.
Marco Antonio Harms Dias, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC.
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e mestrado em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho (1998), validado UnB (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias Organizacionais, atuando em pesquisas e práticas gerenciais em gestão do conhecimento, administração pública e gestão de serviços do ensino.
Publicado
20/01/2016
Sección
Articulos