Morfopedologia aplicada à concepção de obras em microbacia do perímetro urbano de Várzea Grande-MT

  • Tamires Elenice da Luz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Fernando Ximenes de Tavares Salomão Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Zoraidy Marques de Lima Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Palabras clave: abordagem morfopedológica, impactos ambientais, suscetibilidade a erosão

Resumen

Este trabalho, fundamentado na abordagem morfopedológica, foi realizado em área do perímetro urbano de Várzea Grande-MT, onde será instalado o novo Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo por objetivo subsidiar a concepção do projeto de obras de infraestrutura para minimizar impactos nos recursos hídricos. Por meio da elaboração de um diagnóstico integrado dos elementos que compõem o meio físico foi possível interpretar o funcionamento hídrico das vertentes e a dinâmica dos processos responsáveis pelos impactos ambientais. A análise dos resultados, sintetizados em um mapa com cinco compartimentos morfopedológicos sobreposto ao projeto de obras do Campus, permitiu levantar os problemas ambientais potenciais e identificar ações necessárias para a minimização dos impactos nos recursos hídricos superficiais.

Biografía del autor/a

Tamires Elenice da Luz, Universidade Federal de Mato Grosso
Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG (2008), Especialista em Gestão e Perícia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Área de concentração Manejo e Conservação dos Recursos Hídricos, linha de pesquisa Planejamento e Gestão em Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Fitofisionomia, Qualidade da Água e Abordagem Morfopedológica.
Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Possui graduação em engenharia sanitaria pela universidade federal de mato grosso (1985), mestrado em public health enginnering - leeds university (1990) e doutorado em engenharia civil pela universidade federal do rio de janeiro (2001). Realizou pós-doutorado na universidade federal do paraná. Professora associada da universidade federal de mato grosso. Tem experiência profissional e de pesquisa na área de engenharia sanitária, com ênfase em e planejamento integrado dos recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, qualidade da água, impactos ambientais de estações de tratamento de esgoto e reuso de água e efluentes.
Fernando Ximenes de Tavares Salomão, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo(1969), mestrado em Geologia Geral E de Aplicação pela Universidade de São Paulo(1984) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1994). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Geociências, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia, Membro de corpo editorial da Revista Perspectiva Geográfica e Membro de corpo editorial da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Erosão, boçoroca, morfopedologia, geologia de engenharia.
Zoraidy Marques de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Exerce o cargo de Bióloga no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986. Tem experiência em Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, biologia de microrganismos, bioindicadores de poluição, saneamento ambiental.
Publicado
24/06/2015
Sección
Articulos