Estrutura da paisagem, relevo e hidrografia de uma microbacia como suporte a um programa de pagamento por serviços ambientais relacionados à água

  • Fernando Salles Rosa Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Kelly Cristina Tonello Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Roberta de Oliveira Averna Valente Universidade Federal de São Carlos
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palabras clave: áreas prioritárias, impacto ambiental, conservação de solo

Resumen

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil está inserido na Política de Mudanças Climáticas e vem sendo executado para a proteção de recursos hídricos, biodiversidade, entre outros. O município de Ibiúna no Estado de São Paulo /SP apresenta aptidão para esse instrumento econômico, pois está localizado em posição estratégica ao abastecimento público, possui exploração agrícola e integra uma Unidade de Conservação na forma de Área de Proteção Ambiental – APA Itupararanga. Nesse contexto, a microbacia do ribeirão do Murundu, que está integralmente no município de Ibiúna/SP, foi selecionada para o desenvolvimento do projeto. O presente trabalho teve por objetivo a verificação em uma microbacia das interações entre a estrutura da paisagem, o relevo e a hidrografia por meio da classificação e tabulação cruzada entre os planos de informação de declividade e de cobertura e uso do solo, como subsídio à geração de um mapa temático de áreas prioritárias para conservação e preservação da água. As análises indicam que a microbacia apresenta predomínio de florestas em estágio médio/avançado (30,1% da microbacia), concentrada na cabeceira e partes altas da bacia, bem como é crescente conforme aumento da declividade. Embora a microbacia apresente uma maior proporção preservada, foram observados diversos usos em áreas de preservação permanente. As ferramentas utilizadas demonstraram-se aplicáveis no suporte à tomada de decisão relacionada à definição de áreas prioritárias e no desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas em PSA-água, com foco no incremento da governança dos recursos hídricos.

Biografía del autor/a

Fernando Salles Rosa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, UFSCar. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, Itinga, Sorocaba - SP.
Kelly Cristina Tonello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Ungenheira Florestal, Ms Ciência Florestal, Ds Engenharia Agrícola Profa. Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba Curso: Engenharia Florestal Área: MAnejo de bacias hidrográficas, Hidrologia Florestal, Meteorologia e Climatologia e Recuperação de Áreas Degradadas
Roberta de Oliveira Averna Valente, Universidade Federal de São Carlos
Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, Itinga, Sorocaba - SP. Roberta de Oliveira Averna Valente é Engenheira Florestal pela ESALQ/USP (1998), onde também realizou seu mestrado (2001) e doutorado (2005) em Recursos Florestais, com ênfase em Conservação da Natureza. É Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Depto de Ciências Ambientais (DCA). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à aplicação do Geoprocessamento em Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Multicriterial, Conservação da Natureza, Ecologia da Paisagem, Definição de Áreas Prioritárias à Conservação Florestal, Risco de Incêndios Florestais e Manejo de Bacias Hidrográficas (Texto informado pelo autor)
Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Sorocaba Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Campus de Sorocaba e no Programa da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas (UNICAMP) - Área de Concentração em Saúde Coletiva e Preventiva Social. AVENIDA 3 DE MARÇO, 511, Alto da Boa Vista, 18087180 - Sorocaba, SP.
Publicado
29/08/2014
Sección
Articulos