Avaliação do desempenho de equações de regionalização de vazões na bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Bárbara, Goiás, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.53)

  • Ana Paula Fioreze Semarh Goiás
  • Luiz F. Coutinho Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Alexandre P. Barbosa Franco
Palabras clave: recursos hídricos, disponibilidade hídrica, vazões de referência

Resumen

A disponibilidade de informações sobre as vazões de referência é essencial para a gestão dos recursos hídricos. Grande parte das pequenas bacias hidrográficas brasileiras não tem suas vazões monitoradas. A regionalização de vazões é uma das alternativas para a obtenção dessas informações. No entanto, esses modelos constituem uma representação simplificada dos fenômenos naturais, sujeita a erros, e devem ser testados antes de sua aplicação. Este trabalho avaliou o desempenho de equações de regionalização das vazões média de longo período, mínima, máxima, com 95% de permanência, mínima com sete dias de duração e dez anos de tempo de retorno e médias mensais ajustadas para a região da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Bárbara, em Goiás, compreendida entre as coordenadas 17º45’ e 18º15’ de latitude sul e 49º36’ e 50º03’ de longitude oeste e com área de 1371,16 km2. As equações foram consideradas satisfatórias para estimar as vazões médias na saída dessa bacia hidrográfica, mas inadequadas para os eventos extremos (vazões máximas e mínimas), obtendo-se melhores resultados com as equações ajustadas após a definição de regiões homogêneas. A Q95, vazão de referência à outorga no Estado de Goiás, foi satisfatoriamente estimada pela equação que envolve a área e a densidade de drenagem da bacia, produzindo resultados mais significativos que os fornecidos por poucas medições efetuadas no local.

Biografía del autor/a

Ana Paula Fioreze, Semarh Goiás
Engenheira Agrônoma, MSc em Agronomia área de concentração Solo e Água, Gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh/GO
Luiz F. Coutinho Oliveira, Universidade Federal de Lavras
Professor Associado da UFG/UFLA, Bolsista do CNPq, Departamento de Engenharia
Alexandre P. Barbosa Franco
Engenheiro Agrônomo, M.Sc. em Agronomia
Publicado
26/08/2008
Sección
Articulos