Influência da carga de nutrientes e da espécie cultivada na remoção de K, Na, Cu e Zn da água residuária da suinocultura tratada em sistemas alagados construídos

  • Fátima Resende Luiz Fia Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Antonio Teixeira de Matos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ronaldo Fia Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Alisson Carraro Borges Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Edgar C. Abreu
Palabras clave: nutrientes, tratamento, wetlands

Resumen

No presente trabalho objetivou-se avaliar a influência da carga de nutrientes e da espécie cultivada na remoção de K, Na, Cu e Zn da água residuária da suinocultura tratada em sistemas alagados construídos (SACs). Os SACs em escala piloto foram constituídos por caixas de fibra de vidro, nas dimensões de 0,6 m de altura x 0,5 m de largura x 2,0 m de comprimento. Nos SAC3, SAC5, SAC7 e SAC9 foi plantado o capim-tifton 85 (Cynodon spp.) e nos SAC2, SAC4, SAC6 e SAC8 foi plantada a taboa (Typha latifolia). A diferenciação na carga foi realizada com a aplicação de diferentes vazões afluentes nos SACs, que corresponderam a taxas de carregamento de potássio (TCK), sódio (TCNa), cobre (TCCu) e zinco (TCZn) de 21,6; 15,2; 0,017 e 0,140 (SAC2 e SAC3), 43,4; 30,6; 0,035 e 0,281 (SAC4 e SAC5), 61,1; 43,0; 0,05e 0,395 (SAC6 e SAC7) e 74,4; 52,4; 0,060 e 0,481 kg ha-1 d-1 (SAC8 e SAC9). As variáveis foram avaliadas estatisticamente no esquema fatorial 2 x 4 (2 espécies e 4 taxas de carga de nutrientes) no delineamento em blocos casualizados (DBC). Verificou-se que nem a carga aplicada nem o tipo de espécie cultivada influenciaram significativamente na remoção Na, Cu e Zn pelos SACs, exceto para K, no qual a carga aplicada demonstrou influência na remoção deste constituinte.

Biografía del autor/a

Fátima Resende Luiz Fia, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Engenheira Agrícola, DSc., Profa. Adjunta do Departamento de Engenharia/UFLA, Lavras - MG.
Antonio Teixeira de Matos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Engenheiro Agrícola, DSc., Prof. Associado do Departamento de Engenharia Agrícola/UFV, Viçosa-MG. Pesquisador Bolsista nível 1-A do CNPq.
Ronaldo Fia, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Engenheiro Agrícola e Ambiental, DSc., Prof. Adjunto do Departamento de Engenharia/UFLA, Lavras - MG.
Alisson Carraro Borges, Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Engenheiro Civil, DSc., Professor do Departamento de Engenharia Agrícola/UFV, Viçosa - MG.
Edgar C. Abreu
Engenheiro Agrícola e Ambiental.
Publicado
23/06/2015
Sección
Articulos