Gestão dos recursos hídricos na área do Sistema Produtor de Água Cantareira: um olhar para o contexto rural

  • Rafael Eduardo Chiodi CENA-ESALQ/USP
  • Oscar Sarcinelle Universidade Estadual de Campinas/IE
  • Alexandre Uezu IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
Palabras clave: Recursos hídricos, Sistema Cantareira, desenvolvimento rural

Resumen

A Política Nacional de Recursos Hídricos estabeleceu os princípios da participação, integração e descentralização, além de novos instrumentos para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Com eles, surgiram vários desafios para a sua efetividade, dentre os quais, o fato da gestão ter de ser processada no quadro do ordenamento territorial rural. A área de contribuição do Sistema Cantareira na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba é um cenário propício para o entendimento deste desafio. Neste cenário, foram analisados aspectos da efetivação dos princípios e de dois instrumentos da gestão dos recursos hídricos sob a ótica da participação de produtores rurais, da integração entre a gestão dos recursos hídricos e o uso do solo rural, e das políticas públicas para o meio rural. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica e consideradas as conclusões sobre as discussões levantadas em reuniões da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural). A ausência de participação de representantes de produtores rurais na CT-Rural e pouca preocupação nos instrumentos de gestão estudados para ampliar essa participação foram identificadas. Entretanto, o apoio aos projetos de pagamento por serviços ambientais (PSA) coloca estes produtores e esta área em lugar de destaque, além de estar sendo uma aposta para integrar a gestão dos recursos hídricos e uso do solo rural. Contudo, mesmo que esse apoio seja um reconhecimento da importância dos produtores rurais, destaca-se a pouca prioridade dada ao contexto rural da área estudada para a gestão dos recursos hídricos no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Biografía del autor/a

Rafael Eduardo Chiodi, CENA-ESALQ/USP
Engenheiro Florestal, mestre em Ciências Agrárias, doutorando em Ecologia Aplicada.
Oscar Sarcinelle, Universidade Estadual de Campinas/IE
Administrador, mestre em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, doutorando em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Alexandre Uezu, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
Professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Biólogo, mestre em Ecologia, doutor em Ecologia.
Publicado
19/12/2013
Sección
Articulos