Atividade metanogênica específica (AME) de lodos industriais provenientes do tratamento biológico aeróbio e anaeróbio

  • Danieli Schneiders FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Joel Dias da Silva FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Aline Till FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Katt Regina Lapa UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adilson Pinheiro FURB - Universidade Regional de Blumenau
Palabras clave: Lodo industrial, atividade metanogênica específica, metano

Resumen

Nesse estudo procederam-se testes de atividade metanogênica específica (AME) para lodo de indústria têxtil e lodo de indústria alimentícia. O lodo têxtil (aeróbio), proveniente de um sistema de lodos ativados, foi coletado na entrada do decantador biológico secundário e o lodo alimentício (anaeróbio) foi coletado em um reator UASB. Uma vez coletados, os lodos foram caracterizados e submetidos a ensaios de AME. Constatou-se que os microrganismos presentes no lodo alimentício apresentaram AME de 0,17 gDQO-CH4 gSSV.d-1 e produção de metano de 337,05 mL, enquanto que os microrganismos do lodo têxtil apresentaram 0,10 gDQO-CH4 gSSV.d-1 de AME e 3,04 mL de produção de metano. Deste modo, o lodo têxtil apresentou menor atividade metanogênica e produção de metano, quando comparado ao lodo alimentício, indicando não ser viável seu uso como inóculo para a partida de um reator UASB.

Biografía del autor/a

Danieli Schneiders, FURB - Universidade Regional de Blumenau
Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Regional de Blumenau (2010). Mestrado em Engenharia Ambiental, Universidade Regional de Blumenau (2013). Doutoranda em Ciência do Solo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV (2013-2017)
Joel Dias da Silva, FURB - Universidade Regional de Blumenau
Engenheiro Sanitarista pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso (1999), com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Ambiental ambos pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista do Programa MEC/CAPES PNPD, realizando o seu Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental na FURB Universidade Regional de Blumenau junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Instrutor Nível V do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Unidade Blumenau, Santa Catarina. Professor colaborador do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental, parceria entre a UFSC Universidade Federal de Santa Catarina e ICE Instituto de Competências Empresariais representando a FIAT Automóveis, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Aline Till, FURB - Universidade Regional de Blumenau
Graduação em Engenharia Química pela FURB (2008).
Katt Regina Lapa, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, campi da Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, campi da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta, nível II da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Estação de Maricultura da Barra da Lagoa, localizada em Florianópolis - SC, pertencente ao Departamento de Aquicultura, no Centro de Ciências Agrárias da UFSC.
Adilson Pinheiro, FURB - Universidade Regional de Blumenau
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestre em recursos hídricos e saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutor em Física e Química Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1995). Pós-doutorado no Institut de Mécaniques de Fluides de Toulouse (1996) e Cemagref (2006). Professor do Departamento de Engenharia Civil da Fundação Universidade Regional de Blumenau, das disciplinas de Saneamento e Sistema de Drenagem Urbana do curso de graduação em engenharia civil e, Princípios de Engenharia Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Publicado
27/08/2013
Sección
Articulos