Reúso de água residual na irrigação: efeito de curto-prazo sobre os estoques de carbono e nitrogênio do solo no semiárido brasileiro

  • Marcus Metri Corrêa Departamento de Tecnologia Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP: 52171-900, Recife, PE, Brazil.
  • Marília Costa Cavalcanti Departamento de Tecnologia Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP: 52171-900, Recife, PE, Brazil.
  • Dário Costa Primo Departamento de Energia Nuclear. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Avenida Professor Luís Freire, n° 1000, CEP: 50740-540, Recife, PE, Brazil.
  • Fernando Cartaxo Rolim Neto Departamento de Tecnologia Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP: 52171-900, Recife, PE, Brazil.
  • Jean Manuel Martins Institute Geosciences & Environment - IGE UMR 5001. University Grenoble Alpes, CNRS, IRD, INP-G. 70, Rue de la Piscine, 38000, Grenoble, France.
  • Rômulo Simões Cezar Menezes Departamento de Energia Nuclear. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Avenida Professor Luís Freire, n° 1000, CEP: 50740-540, Recife, PE, Brazil.
  • Antonio Celso Dantas Antonino Departamento de Energia Nuclear. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Avenida Professor Luís Freire, n° 1000, CEP: 50740-540, Recife, PE, Brazil.
  • Isaque de Souza Mendes Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI). Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 1619, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Lívia Regina dos Santos Medeiros Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, Rua Manoel Queirós da Silva, n° 145, CEP: 54525-180, Cabo de Santo Agostinho, PE, Brazil.
Palavras-chave: efeito estufa, sequestro de carbono e nitrogênio, solos, variação do uso da terra

Resumo

O principal processo natural que se contrapõe ao Efeito Estufa é chamado de sequestro de carbono, um fenômeno que essencialmente busca estabelecer um equilíbrio dinâmico entre a emissão dos gases do efeito estufa (GEE) a partir da imobilização de seus elementos, especialmente do C e N. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar os estoques de C e N em solo da região semiárida do Brasil submetido a irrigação com água residual tratada de esgoto doméstico. Para isso, o estoque de carbono e nitrogênio do solo soram comparados para quatro diferentes usos: caatinga nativa aberta (ONC); irrigação com água residual tratada (TSEI); irrigação com água superficial (SWI); e agricultura de sequeiro (TRA). A hipótese levantada na pesquisa foi de que o reuso de efluentes tratados na agricultura, além de ser uma alternativa que pode mitigar a problemática de escassez hídrica da região semiárida, também é capaz de influenciar a capacidade de estocar C e N no solo devido a sua carga orgânica. Os resultados indicaram que entre os diferentes usos de solos avaliados, os estoques de C e N no solo foi maior na ONC diminuindo com o uso do solo para a agricultura. O maior acúmulo de C e N na caatinga deve-se a presença de serrapilheira, não sendo detectado, no presente estudo, influência da irrigação com efluente de esgoto tratado. Conclui-se que o aporte de resíduos de vegetação na superfície do solo vem a ser o fator de maior contribuição para a estocagem de carbono e nitrogênio nos solos estudados.


Publicado
28/01/2021
Seção
Artigos