Diversidade e abundância de macroinvertebrados aquáticos em um ambiente lótico da região centro-oeste do Estado de São Paulo, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.72) (Inglês)

  • Fabio Laurindo da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Diana Calcidoni Moreira Universidade Estadual Paulista
  • Sonia Silveira Ruiz Universidade Paulista
  • Gabriel Lucas Bochini Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Diversidade, riqueza, bioindicadores, ecologia

Resumo

Este estudo analisou a diversidade e abundância da comunidade de macroinvertebrados aquáticos presente no córrego Vargem Limpa, região centro-oeste do Estado de São Paulo, e caracterizou a qualidade das águas, baseado em parâmetros biológicos. As coletas foram realizadas na estação chuvosa (dezembro - 2004). 3.068 organismos pertencentes a 9 famílias de macroinvertebrados foram analisados e identificados. O sistema apresentou baixa riqueza e diversidade de organismos em resposta à qualidade da água do sistema aquático.

Biografia do Autor

Fabio Laurindo da Silva, Universidade Federal de São Carlos
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Chironomidae.
Publicado
23/04/2009
Seção
Artigos