Dinâmica do nitrogênio mineral, mineralização e nitrificação em campos de soja sob plantio direto e convencional em solos tropicais da Amazônia

  • Nieli Eloine Roddrigues Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Rua Vera Paz, s/n, CEP: 68040-255, Santarém, PA, Brazil.
  • Raimundo Cosme Cosme Oliveira Junior NAPT Médio Amazonas. Embrapa Amazônia Oriental, Travessa NS Um A, n° 98, CEP: 68020-640, Santarém, PA, Brazil.
  • Darlisson Bentes Santos NAPT Médio Amazonas. Embrapa Amazônia Oriental, Travessa NS Um A, n° 98, CEP: 68020-640, Santarém, PA, Brazil.
  • Daniel Rocha Oliveira Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Rua Pau D'arco, n° 548, CEP: 68033-058, Santarém, PA, Brazil.

Resumo

Este estudo avaliou as concentrações de nitrogênio mineral (NH₄⁺ e NO₃⁻) e as taxas potenciais de mineralização e nitrificação em solos sob Plantio Direto (PD) e Plantio Convencional (PC) em campos de soja no Planalto de Santarém, Pará, Brasil. Amostras de solo foram coletadas em três estádios fenológicos (R1: floração; R5: enchimento de grãos; R8: maturidade fisiológica) e quatro profundidades (0 – 10, 10 – 20, 20 – 30, 30 – 40 cm). Não foram observadas diferenças significativas entre o PD e o PC para as concentrações de N mineral ou taxas de transformação, sugerindo que, após dois anos de adoção do PD, os efeitos de curto prazo na dinâmica do N são mínimos. As concentrações de N mineral diminuíram significativamente (p< 0,05) de R1 a R8, principalmente em camadas mais profundas (10 – 40 cm), provavelmente devido à intensa absorção de N pela soja durante os estágios reprodutivos iniciais. As maiores taxas diárias de mineralização e nitrificação ocorreram na camada de 0 a 10 cm, associadas a maior matéria orgânica e atividade microbiana. Taxas de transformação positivas em todas as profundidades indicam conversão contínua de N orgânico em formas disponíveis para as plantas ao longo do ciclo da cultura. Os resultados sugerem que os benefícios do PD na ciclagem de N do solo em sistemas agrícolas amazônicos podem se tornar mais evidentes com períodos de adoção mais longos, particularmente quando integrados à rotação de culturas e à cobertura permanente do solo.

Palavras-chave: agricultura tropical, amônio e nitrato, ciclagem de nitrogênio do solo, sistemas de manejo agrícola, taxas de transformação de nitrogênio.

Publicado
04/02/2026
Seção
Artigos