A cinética do nitrogênio em água superficial de ambiente lótico (doi:10.4136/ambi-agua.159)

  • Suzi Mari Brandelero UFG
  • Eduardo Queija de Siqueira UFG
  • Mariangela Fontes Santiago UFG
Palavras-chave: nitrogênio, amonificação, nitrificação, cinética bioquímica

Resumo

Quantificaram-se os processos de transformação temporal do nitrogênio em água superficial (amonificação e nitrificação) no Rio Meia Ponte, Goiás, Brasil. Foi avaliada a variabilidade nos períodos de baixas e altas vazões, meses de junho a setembro e março a maio, respectivamente. Realizaram-se ensaios de cinética e monitoramento microbiológico com amostras de água que foram coletadas no rio, na região urbana do município de Goiânia, utilizando-se equipamento de Jar Test modificado. Foram monitorados: a concentração de diferentes formas de nitrogênio, temperatura, pH e bactérias nitrificantes (NMP/100 mL). Considerando estas condições, em relação ao período de altas vazões houve: (1) aumento da nitritação; (2) diminuição da concentração do nitrogênio amoniacal total, nitrito e de Nitrosomonas (NMP/100 mL). No período de baixas vazões houve: (1) diminuição da nitritação; (2) aumento da concentração de nitrito e de Nitrosomonas (NMP/100 mL).

Biografia do Autor

Suzi Mari Brandelero, UFG
P
Eduardo Queija de Siqueira, UFG
Programa de pós-graduação em Engenharia do Meio Ambiente da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, (PPGEMA/EEC/UFG), GO, Brasil.
Mariangela Fontes Santiago, UFG
Programa de pós-graduação em Engenharia do Meio Ambiente da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, (PPGEMA/EEC/UFG), GO, Brasil.
Publicado
23/12/2010
Seção
Artigos