Utilização de um polímero aniônico à base de acrilamida como uma estratégia útil para concentração e remoção de cistos de Giardia duodenalis em amostras de água com alta turbidez

  • Alinne Petris Centro de Ciências Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Rua Antônio da Veiga, n°140, CEP: 89030-903, Blumenau, SC, Brazil.
  • Marcel Jefferson Gonçalves Centro de Ciências Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Rua Antônio da Veiga, n°140, CEP: 89030-903, Blumenau, SC, Brazil.
  • Diego Averaldo Guiguet Leal Departamento de Patologia Básica. Setor de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, n° 100, CEP: 81531-980, Curitiba, PR, Brazil.
  • Juliane Araújo Greinert Goulart Centro de Ciências Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Rua Antônio da Veiga, n°140, CEP: 89030-903, Blumenau, SC, Brazil. Departamento de Análises Clínicas. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rua Delfino Conti, n° 1240, CEP: 88040-535, Florianópolis, SC, Brazil.

Resumo

A crescente investigação da contaminação ambiental por cistos de Giardia spp. e seu impacto na saúde pública despertou o interesse em desenvolver métodos mais sensíveis para detectar esses protozoários, especialmente na água. No entanto, esses métodos ainda são complexos e dispendiosos. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de concentração e remoção de cistos de Giardia duodenalis usando um polímero floculante aniônico à base de acrilamida (AFP) em amostras de água de retrolavagem de filtro de uma estação de tratamento de água (ETA) localizada na cidade de Blumenau, sul do Brasil, e compará-lo com a técnica de floculação de carbonato de cálcio (CCF), rotineiramente usada em matrizes de água com alta turbidez. A taxa de recuperação média de cistos de G. duodenalis usando CCF e AFP foi de 33,33% e 43,33%, com uma redução média de turbidez de 98,39% e 98,78%, respectivamente. O uso de um polímero floculante aniônico provou ser uma alternativa eficiente para a concentração e remoção de cistos de protozoários em amostras de água com alta turbidez. É importante destacar que o desenvolvimento e a aplicação de novos estudos e estratégias que aumentem a eficiência da remoção desses organismos de matrizes ambientais complexas trariam benefícios tanto do ponto de vista da saúde pública quanto da perspectiva da saúde única.

Palavras-chave: água, alta turbidez, recuperação de cistos.


Publicado
03/06/2024
Seção
Artigos