Análise de confiabilidade como ferramenta de apoio para projetos focando em usos não potáveis de águas residuárias tratadas em indústrias de Siderurgia

  • Clara Bandeira de Carvalho Departamento de Engenharia Sanitaria e Ambiental. Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici, Bloco 713, CEP: 60020-181, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Erlon Lopes Pereira (in memoriam) Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua do Contorno, s/n, Bloco 713, CEP: 60451-970, Fortaleza, CE, Brazil.
  • André Bezerra dos Santos Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua do Contorno, s/n, Bloco 713, CEP: 60451-970, Fortaleza, CE, Brazil.

Resumo

Em um cenário de crises hídricas cada vez mais frequentes, o uso de águas residuárias tratadas (ART) aparece como uma importante ferramenta de gerenciamento hídrico, sendo desenvolvidos em todo o mundo padrões de qualidade a fim de garantir a segurança na utilização de ART. Nesse contexto, é preciso garantir a confiabilidade das estações de tratamento de esgoto (ETE). A confiabilidade vem sendo utilizada para prever a probabilidade de alcance dos padrões estabelecidos ou para determinar a concentração de projeto necessária para esse atingimento. O presente trabalho teve como objetivo a associação do conceito de confiabilidade ao estudo de ETEs de uma indústria siderúrgica, no tocante à produção de água para reúso. Para tanto, foi utilizado o método desenvolvido por Niku et al. (1979) e utilizado por Oliveira e Von Sperling (2008) para a determinação do coeficiente de confiabilidade, das concentrações médias de projeto e do percentual de atendimento aos parâmetros exigidos pela legislação de 3 ETEs que tratam efluentes industriais e 1 ETE que trata efluente sanitário. Os percentuais de cumprimento da legislação para a maioria dos parâmetros foram iguais ou próximos a 100% indicando um excelente desempenho das 4 ETEs, podendo inclusive permitir a adoção de níveis de confiabilidade ainda mais elevados. Portanto, os estudos de confiabilidade em conjunto com a modelagem da dispersão de contaminantes no solo mostraram-se uma abordagem muito interessante para projetos relacionados ao uso não potável de águas residuárias tratadas em indústrias siderúrgicas.

Palavras-chave: confiabilidade, disposição no solo, reúso de água.


Publicado
20/01/2022
Seção
Artigos