Fluxo de tronco e atravessamento de água em culturas agrícolas: uma síntese

  • Valdemir Antoneli Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n, CEP: 84505-677, Campus de Irati, Irati, PR, Brazil.
  • Fabio Caian de Jesus Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n, CEP: 84505-677, Campus de Irati, Irati, PR, Brazil.
  • João Anésio Bednarz Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n, CEP: 84505-677, Campus de Irati, Irati, PR, Brazil.
  • Edivaldo Lopes Thomaz Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, n° 838, CEP: 85040-167, Campus Cedeteg, Guarapuava, PR, Brazil.
Palavras-chave: análise bibliométrica, atravessamento, cultura anual, cultura perene.

Resumo

O atravessamento da água da chuva em agriculta (temporária e perene), têm se tornado objeto de diversos estudos nas últimas décadas. Entretanto, pouca atenção tem se dado para identificar onde essas pesquisas têm sido desenvolvidas e quais as principais culturas têm sido pesquisadas. O objetivo dessa pesquisa é realizar uma análise bibliométrica de 100 artigos dos últimos 40 anos encontrados na base de dados Scopus para analisar a distribuição espacial dos estudos de acordo com continente e países; quantificar as pesquisas realizadas em culturas temporárias e perenes; descrever os principais métodos utilizados na investigação do stemflow e throughfall da água em culturas comerciais. Ao término dessa pesquisa observamos que o hemisfério norte indicou o maior número de pesquisas sobre o tema e 35% das pesquisas foram desenvolvidas na Ásia. A maior parte das pesquisas em cultura temporária (56,1%) foram realizadas no cultivo de milho (Zea mays L.).  Houve aumento significativo das pesquisas na agricultura comercial (temporária) na última década. O stemflow indicou maior amplitude entre os valores nas culturas temporárias. Esta condição pode estar relacionada a mudança morfológicas e ecofisiológicas ao longo do ciclo da planta. Já nas culturas perene os valores de stemflow foram similares as florestas. Considerando um cenário de mudanças climáticas, os resultados das pesquisas sobre atravessamento e fluxo de tronco em áreas agrícolas tornou-se mais importante do que nunca, ou pelo menos os dados precisam ser revisados diante de novas condições climáticas.


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos