Caracterização físico-química, microbiológica e parasitológica da água de retrolavagem dos filtros de uma estação de tratamento de água de Blumenau – SC e alternativas para tratamento e reuso

  • Alinne Petris Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).
  • Marcel Jefferson Gonçalves Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Departamento de Engenharia Química (DEQ).
  • Paula Angélica Roratto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN).
  • Juliane Araujo Greinert Goulart Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA). Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN).
Palavras-chave: Cryptosporidium spp., Giardia spp., resíduo de ETA.

Resumo

A água de retrolavagem dos filtros (ARF) de estações de tratamento de água (ETA) é composta por resíduos da água bruta, produtos químicos e microrganismos. Seu descarte inadequado impacta negativamente o meio ambiente e a saúde da população humana. Objetivando caracterizar a ARF da ETA de Blumenau-SC, foram realizadas avaliações físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas e testes com diferentes polímeros floculantes, afim de propor estratégias para tratamento e reuso deste resíduo para posteriormente, o líquido tratado, ser lançado no Rio Itajaí-Açu (Classe 2). Grande parte das análises físico-químicas e microbiológicas apresentaram resultados superiores aos determinados pela Resolução CONAMA n° 430/2011, além de positividade para cistos de Giardia duodenalis (Assembleia B) e oocistos de Cryptosporidium spp., caracterizando um resíduo poluído e contaminado que não deve ser lançado in natura no corpo hídrico. O polímero floculante aniônico apresentou resultados satisfatórios na redução da turbidez da amostra (99,49%), podendo ser uma alternativa promissora no tratamento deste resíduo.


Publicado
20/05/2019
Seção
Artigos