Análise de sensibilidade do modelo Soil and Water Assessment Tools (SWAT) na modelagem de vazões em uma bacia hidrográfica rural

  • Luana Lavagnoli Moreira Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental.
  • Dimaghi Schwamback Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental.
  • Daniel Rigo Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental.
Palavras-chave: parâmetros sensíveis, simulação, SWAT-CUP.

Resumo

As incertezas presentes em modelos hidrológicos têm dificultado e muitas vezes inviabilizado sua aplicação. Este trabalho tem como objetivo a avaliação da sensibilidade dos parâmetros de entrada no modelo SWAT para a modelagem de vazões médias mensais na bacia do rio Jucu, localizado na porção sudeste do estado do Espírito Santo (Brasil). A análise de sensibilidade foi realizada por meio do programa SWAT-CUP ao qual faz uso do algoritmo SUFI-2. Quatro testes que se diferenciavam pelo tamanho da série hidrológica, escolha da estação de monitoramento de vazões e número de variações dos valores dos parâmetros durante a análise de sensibilidade resultaram em diferentes níveis de sensibilidade para os parâmetros de entrada do modelo SWAT. Desta forma, o presente estudo enfatiza a necessidade de maior detalhamento dos processos metodológicos empregados na análise de sensibilidade, tendo em vista que diferentes hierarquias de parâmetros podem ser obtidas por meio da mesma ferramenta.


Publicado
09/11/2018
Seção
Artigos