Variabilidade da temperatura superficial do mar obtida a partir de imagens AVHRR e sua relação com a pesca de lagosta (Panulirus argus) em águas Cubanas (1997-2004) (doi:10.4136/ambi-agua.2) (Espanhol)

  • Regla Duthit Somoza Centro de Investigaciones Pesqueras
  • Milton Kampel INPE
  • Ronald Buss Souza INPE
  • Susana Cobas Centro de Investigaciones Pesqueras

Resumo

Foi obtida a variabilidade espacial e temporal da temperatura superficial do mar (TSM) para as águas da plataforma cubana, assim como a relação destas com as capturas de lagosta, no período compreendido entre janeiro/1997 e dezembro/2004. Os dados de TSM foram obtidos do sensor “Advanced Very High Resolution Radiometer” (AVHRR). A periodicidade das imagens foi mensal, da mesma forma que a regularidade dos dados de captura por zonas de pesca. As águas oceânicas e da plataforma têm um comportamento sazonal para a TSM, alcançando as máximas em agosto (29,5°C) e mínimas em fevereiro (26°C). Os valores extremos registrados ocorreram em agosto de 1998, com anomalias de 1,92°C e de -0,88°C em fevereiro de 2001. Durante o inverno (nov - abr) é possível encontrar um padrão geral de circulação das águas mediante a observação das imagens; já no verão (mai - out) não se nota. Foi obtida uma baixa correlação entre as anomalias de TSM e as capturas de lagosta por zonas de pesca. Os melhores coeficientes de correlação (0,48) foram encontrados na zona ocidental da ilha com 4 anos de fase.

Biografia do Autor

Milton Kampel, INPE
Graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993). Doutor em Ciências, área de Oceanografia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Pesquisador da Coordenação de Observação da Terra do INPE, atuando nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicados à Oceanografia.
Publicado
01/06/2007
Seção
Artigos